Pernambuco monitora oito casos suspeitos do novo coronavírus

Até agora, 12 casos com suspeitas do coronavírus foram descartados no Estado
Amanda Rainheri
Thalis Araújo
Publicado em 05/03/2020 às 18:23
Coletiva de imprensa para informar os dados das suspeitas do Covid-19 em Pernambuco Foto: FOTO: AMANDA RAINHERI/JC


O Estado de Pernambuco está monitorando oito casos com suspeitas do Covid-19, o novo coronavírus. Foi o que informou, na tarde desta quinta-feira (05), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em coletiva de imprensa para divulgar novo balanço. Ao todo, 12 casos suspeitos do coronavírus foram descartados.

Até a última quarta-feira (04), seis casos estavam sendo investigados.

>> Coronavírus: Brasil tem transmissão local da doença e confirma 8 casos

Os novos casos divulgados nesta quinta-feira são de duas mulheres e um homem, que deram entrada em hospitais particulares do Recife. Dois deles estão em isolamento domiciliar  e um continua internado no Hospital Santa Joana.

De acordo com a SES, os outros seis pacientes também estão estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas pelas equipes de vigilância epidemiológica e da atenção primária dos municípios onde residem.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, os pacientes estão bem e já tiveram o material coletado para a realização do exame que identifica ou não a existência do novo coronavírus.

"Os três últimos casos foram identificados pela rede [de saúde] privada, mas metade deles foi identificada pela rede privada e a outra metade foram pelo SUS, pelas nossas Unidades de Pronto Atendimento e pelos serviços de atenção primária. Isso mostra uma diversidade dessa situação", explica.

Um protocolo de manejo clínico e epidemiológico foi lançado nesta quinta-feira (5)  pelo Governo de Pernambuco para traçar diretrizes para o atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus em Pernambuco.  “É um protocolo para tentar uniformizar condutas. A gente tem se reunido praticamente diariamente para atualizar as informações. É importante que a comunidade científica esteja atualizando as práticas e Pernambuco está nesse movimento de buscar atualizações constantes. Agora conta com protocolo para manejo clínico e epidemiológico, para que possa lidar com os casos suspeitos e eventualmente com casos confirmados”, afirmou André Longo.

Longo ressalta a importância que tem o Sistema Único de Saúde (SUS) e vê a celeridade do órgão para detectar os casos suspeitos. "O SUS tem dado uma resposta, no que se refere à vigilância, bastante robusta. Nós temos observado o passo a passo e temos detectado um grande número de casos suspeitos, mas procuramos agir com celeridade, o que retarda a circulação do vírus no Brasil", destaca.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, alerta a população, destacando os cuidados para que haja a prevenção contra a gripe tradicional e os vírus que assolam nesta época do ano. "Quem está sintomático, deve evitar ficar junto de aglomeração de pessoas, evitar, especialmente, contato com gestantes, pessoas com mais de 60 anos e com as crianças. As pessoas têm que se conscientizar que essa atividade é simples e pode ajudar muito", indica.

Casos descartados

Dos casos descartados, três pessoas não contraíram qualquer vírus respiratório, quatro exames positivaram para o vírus Influenza B, quatro pessoas contraíram o vírus Influenza A (H1N1) e uma pessoa teve resultado positivo para o Beta Coronavírus OC43, que é o "velho coronavírus", diferente do Covid-19.

Kits

Os kits para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (covid-19), que começaram a ser distribuídos na última quarta-feira (4) no Rio de Janeiro, devem chegar a Pernambuco dentro de 10 a 15 dias, afirmou André Longo. O material foi desenvolvido no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Veja o para de como se espalha a epidemia do novo coronavírus

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory