Foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, através de comunicado da Secretaria de Saúde da cidade, enviado nessa segunda-feira (23). Este, no entanto, não é um caso de transmissão local, e sim importado. Com esse, Pernambuco já possui 42 confirmações de casos, distribuídas por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado (1) e países (3).
Segundo informações da prefeitura de Caruaru, trata-se de uma paciente de 34 anos que teve passagem por vários países da Europa. Ela foi atendida em uma unidade de saúde do Recife e foi orientada a ficar de isolamento na sua casa, em Caruaru, e está clinicamente bem.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.