Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, se encontra desocupada, visto que o município decretou a interdição total das praias, rios e mangues. Além disso, práticas esportivas e atividades de lazer também estão proibidas.
As informações sobre as proibições estão sendo feitas por meio de avisos sonoros em todas as praias. Quem desobedecer o decreto, que conta com a fiscalização de salva-vidas, guardas municipais e agentes de controle urbano, pode ser detido e encaminhado à delegacia.
Para a empresária Lúcia Barreto, a medida estabelecida pelo município é espetacular, já que para ela, a sociedade vive em um momento de guerra. “Essa é uma oportunidade da gente se reconhecer diante de uma tragédia. Sabemos que a praia de Porto de Galinhas é muito querida, mas agora não pode haver aglomeração”, disse.
O baixo movimento de turistas em Ipojuca tem sido motivo de preocupação para os trabalhadores informais. A artesã Camila Rafaela Baron, disse que sua renda diária provém das vendas de produtos nas ruas, que agora se encontram vazias. “Tá muito difícil, estou fazendo um apelo para que a população nos ajude, esse é o momento de usar a compaixão, já que não tenho como trabalhar”, pontuou.
O secretário de Turismo de Ipojuca, Walewsky Lima, informou que a medida gera um impacto em mais de 20 mil trabalhadores ligados ao turismo, no entanto é importante manter o controle emocional e mostrar às pessoas a necessidade do apoio coletivo.
“Temos o sentimento de cuidado e esperança para com as pessoas, por isso pedimos para que elas fiquem em casa que vamos vencer essa batalha”, declarou.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.