Depois de ter sido interrompida na quinta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes retoma nesta segunda-feira (30) a primeira etapa da vacinação contra a gripe, voltada para idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde. A campanha foi temporariamente suspensa pela falta de doses, que são recebidas do Ministério da Saúde (MS). Lembrando que a vacina não imuniza contra o coronavírus.
>> Brasil tem 4.256 casos de coronavírus e registra 136 mortes
>> Sobe para 73 o número de casos de coronavírus em Pernambuco, sem novas mortes
O município recebeu o segundo lote nessa sexta-feira (27), com 18.310 aplicações da vacina contra a influenza. A expectativa é imunizar 59.174 idosos e 15.528 trabalhadores da área da saúde. Serão disponibilizadas 100 salas de vacinação, nas sete regionais da cidade, além do ‘drive-thru’ montado no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade.
A orientação é que idosos compareçam às unidades de saúde preferencialmente pela manhã, porque a campanha de imunização das crianças contra o sarampo continua no turno da tarde.
Os idosos acamados serão vacinados no próprio domicílio, e os que se encontram em Instituições de Longa Permanência receberão dose sem precisar sair.
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até dia 15 de abril.Depois, na segunda fase, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Na capital pernambucana, a campanha continua nesta segunda, porém com apenas as 27 mil doses restantes. A Prefeitura do Recife não recebeu um novo lote.
Até a sexta-feira, mais de 150 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas - 60% da meta da Prefeitura do Recife. Só na sexta, foram imunizadas mais de 20 mil pessoas: 4,2 mil idosos nos pontos de vacinação drive thru montados no Shopping Riomar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte.
Os profissionais de saúde foram vacinados em aproximadamente 150 unidades de saúde do Recife. A medida teve o objetivo de separá-los do grupo com mais de 60 anos. O modelo continua o mesmo nesta segunda, mas um dos pontos de drive-thru mudará de lugar.
O Shopping RioMar continua como um dos locais, mas o outro se muda para a Avenida Recife, na frente do Big Bompreço (antigo Walmart), em Areias, número 3.777. Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).
A vacinação de idosos em escolas, creches, clubes e outros locais só será retomada quando a Secretaria de Saúde do Recife receber mais doses de vacina do MS. A expectativa da pasta é ser reabastecida durante esta semana.
"Acredita-se que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia da Covid-19. A Secretaria garante que o público prioritário não precisa se preocupar, pois todos serão vacinados até o próximo dia 15, quando acaba a primeira fase da campanha", disse, através da assessoria de imprensa.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.