Nesta segunda-feira (30), dia marcado para a realização de carreatas pedindo a reabertura do comércio durante crise do coronavírus, as ruas do Recife permaneceram vazias.
No percurso que estava programado para o desfile da carreata, no centro do Recife, apenas foram vistos carros da polícia, CTTU e Detran, que estavam a postos para impedir o início da mobilização.
>> Justiça vai barrar manifestações de rua em favor da reabertura do comércio no Recife
A mobilização das carreatas tinha sido feita contra o fechamento do comércio na cidade, que está paralisado como medida para conter o avanço do novo coronavírus.
Na última sexta-feira (27), em resposta à organização da carreata, o procurador geral de Justiça em Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, afirmou que ia recomendar aos promotores de Justiça o acionamento da Polícia Militar para apreender veículos que participarem da manifestação.
"Existe um crime no artigo 267 do Código Penal que é 'infringir determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou prorrogação de doença contagiosa'. Na medida que você vai fazer passeata num momento critico como esse, você esta descumprindo uma determinação do poder público", explicou.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.