Policiais militares do 17º Batalhão, em apoio à Vigilância Sanitária da cidade de Paulista, constataram e apreenderam, na manhã desta terça-feira(31), materiais em mais uma fábrica clandestina de álcool em gel que estava em funcionamento no município de Paulista, Grande Recife. O álcool em gel tem sido muito requisitado devido a pandemia do coronavírus, como forma de proteção; por isso, empresas têm tentado produzir o material sem o cuidado sanitário necessário.
No local, policiais apreenderam 1.872 garrafas contendo 1 litro de álcool 70%, em estado líquido; 246 recipientes de álcool em gel de 5 litros; três tambores de 200 litros de álcool 70%; um tambor de mil litros contendo álcool líquido 96% de teor; aproximadamente mil recipientes de 1 litro, vazios; cinco caixas de álcool gel (aproximadamente 15 litros); 1,5 litros de essência de erva doce; 1,4 kg de essência de cânfora; oito sacos de 25 Kg do produto HPMC 65,000, utilizado para a produção do material.
Nove pessoas foram abordadas e conduzidas para a Delegacia de Plantão de Paulista, para serem tomadas as medidas legais cabíveis. Também participaram da ação o Procon Paulista, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Urbanização.
Outras práticas clandestinas envolvendo álcool em gel aconteceram no Estado de Pernambuco. Na última segunda-feira (30), um homem de 40 anos foi preso em flagrante, por estar "comercializando álcool em gel de origem duvidosa e supostamente falsificado", informou a Polícia Civil. A substância ficava armazenada em uma residência no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), e era vendida, diretamente e por meio de um aplicativo de mensagens, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Na semana passada, no dia 21 de março, em Abreu e Lima, a Polícia Militar (PM) fechou, durante uma operação, uma fábrica de álcool clandestina, no Desterro. O processo de fabricação acontecia, de acordo com o tenente-coronel Ramalho, do 17º Batalhão da PM, numa casa que não possuía alvará ou licença sanitária. O dono da propriedade chegou a confirmar que fabricava o álcool sem qualquer qualificação técnica.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.