Saúde

Recife inaugura 35 novas vagas para pacientes com coronavírus; taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 71%

O Hospital Provisório Recife 1 foi inaugurado e conta com 20 leitos de UTI. Ele fica na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 15/04/2020 às 9:55 | Atualizado em 15/04/2020 às 11:08
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
BOLETIM No balanço diário, Recife também voltou a aparecer em primeiro lugar entre as cidades pernambucanas com maior número de internados e confirmados para covid-19. - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ofertados pela prefeitura do Recife e destinados aos pacientes com covid-19 é de 71%. O dado foi divulgado pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, em coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (15). Na última segunda-feira (13), o percentual de leitos de UTI ocupados na capital era de 74%. Durante a entrevista, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou a inauguração do Hospital Provisório Recife 1, que fica na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro, com 15 vagas de enfermaria e 20 de UTI.

No caso dos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 22%. O percentual não havia sido divulgado anteriormente pela prefeitura. Com o anúncio feito nesta quarta, Recife chega a 399 vagas para pacientes com o novo coronavírus, distribuídas em quatro hospitais de campanha e no Hospital da Mulher, que fica no bairro do Curado, na Zona Oeste. Do total, 258 são de enfermaria e 141 de UTI, destinados aos quadros mais graves. A prefeitura pretende construir mais de mil leitos, sendo 300 equipados com respiradores pulmonares, em sete hospitais de campanha.

"A gente tem o anúncio positivo da antecipação da abertura do Hospital Provisório Recife 1, que fica na Rua da Aurora e estava previsto para ser aberto na próxima semana. Um esforço conjunto com o Hospital de Câncer, que vai administrar a unidade, permitiu que a gente pudesse antecipar a abertura. Esse é o maior hospital já construído pela prefeitura em toda sua história", disse Geraldo Julio. Quando a construção da estrutura for concluída, ela contará com 160 leitos, sendo 100 de UTI e 60 de enfermaria. O prefeito comentou que a abertura de novas vagas na unidade será anunciada gradualmente.

Sobre os profissionais de saúde, o prefeito disse que 700 pessoas foram contratadas pela prefeitura para atuar no combate ao novo coronavírus. A previsão é de que, juntando com as três entidades parceiras, como o Hospital de Câncer e o Hospital Evangélico de Pernambuco, responsáveis pela administração dos hospitais de campanha, sejam contratados mais 1.500 profissionais.

Geraldo Julio falou da dificuldade em captar recursos para a construção das novas unidades. Segundo ele, a prefeitura precisou reduzir as despesas, na ordem de R$ 180 milhões, em outras áreas como consultorias, combustível, energia elétrica, material de consumo e outros. "Todas as prefeituras do Brasil, assim como todas as empresas, todas as famílias e todos os governos estão sofrendo os impactos da crise econômica gerada pela pandemia. A Prefeitura também teve queda muito expressiva em sua receita. É um desafio muito grande suprir essa queda e conseguir recursos para fazer esses investimentos", declarou.

Durante a coletiva, Jailson Correia reforçou a importância de observar os dados sobre a taxa de ocupação dos leitos a nível estadual, ao invés do municipal, já que o Governo do Estado fornece os dados incluindo todos os municípios e também a rede privada de saúde. Nessa terça-feira (14), a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Pernambuco estava em 80%, enquanto a de enfermaria chegou a 43%.

"Esse já é o maior plano de contingência dentro das possibilidades da Prefeitura do Recife. Empurrando aquilo que seria concebido como possível para cima, fazendo a maior mobilização de sua história. Isso implica que o plano em vigência foca na questão do isolamento como instrumento fundamental para retardar a explosão no número de casos", destacou o secretário.

Questionado sobre como a prefeitura está lidando com as mortes em decorrência da covid-19, em relação aos sepultamentos, Jailson relata que estão sendo tomadas precauções. Entre elas, o fato de não haver velório e o limite máximo de dez pessoas no sepultamento, não podendo comparecer crianças e idosos, para evitar que haja transmissão da doença.

ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Ao todo, o Hospital Provisório Recife 1 contará com 160 leitos para pacientes com covid-19, sendo 100 deles de UTI - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Este é o quarto hospital da campanha inaugurado pela Prefeitura do Recife - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
A unidade será administrada pelo Hospital de Câncer de Pernambuco - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
O Hospital Provisório Recife 1 estava previsto para ser inaugurado na próxima semana - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

 

Comentários

Últimas notícias