A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançou uma campanha, chamada de Ruralinda Solidária, para beneficiar pessoas que se encontram em situação de rua por conta do novo coronavírus. O objetivo é arrecadar, inicialmente, recursos para aquisição de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. A ação também irá beneficiar os pequenos comerciantes com a compra desses insumos nos mercados de bairros e comunidades periféricas.
O grupo criado para a campanha conta com a participação de estudantes, professores, técnicos administrativos, da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, e do vice-reitor da instituição, Marcelo Brito Carneiro Leão. Inicialmente, a meta é arrecadar R$ 10 mil. Até as 14h35 desta quarta-feira (1°) foram doados R$ 640.
A doação pode ser feita por meio da vaquinha online ou por transferência bancária (dados estarão abaixo). No entanto, o vice-reitor fez um apelo para que a doação seja feita, preferencialmente, por transferência bancária, porque o dinheiro doado através da vaquinha só estará disponível em 14 dias. Segundo Marcelo, as compras dos produtos serão feitas a partir do dia 6 de abril. Nos próximos dias será anunciada uma nova fase da campanha: a de doação de roupas.
Para o vice-reitor da UFRPE, as universidades têm um papel importante no atual cenário. "É para além do papel da universidade, é um papel de cidadania. A universidade é um local de construção de conhecimento e de cidadania. Então, fazer ações nesse momento que ajude as pessoas, principalmente as mais vulneráveis, é nosso dever", avaliou.
Nesta quarta-feira (1°), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que subiu para 95 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e que foram confirmados mais dois óbitos da covid-19, chegando a oito vítimas fatais. No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 14 em UTI/UCI e nove em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 14 estão curados.
Os casos confirmados estão distribuídos nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Goiana e Aliança, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
No Brasil, o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (31) apontou que há 5.717 pessoas infectadas pelo novo vírus, e 201 morreram vítimas da doença.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.