“Tudo isso vai passar”. Foi a frase escrita pela fisioterapeuta, na legenda de uma ilustração em que Jesus Cristo está com as mãos sobre a barriga de uma gestante, no dia 24 de março, em suas redes sociais, em referência à pandemia do novo coronavírus. Mãe de gêmeas e grávida do terceiro filho, a fisioterapeuta de 33 anos morreu, na noite deste domingo (5), em um hospital particular do Recife, vítima de covid-19. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed Recife nesta segunda-feira (6).
"É com pesar que a Unimed Recife confirma o falecimento de uma gestante, vítima da Covid-19. No entanto, não está autorizada a repassar informações tanto da paciente quanto do bebê, ficando a mesma a cargo da família. A Unimed Recife assegura, por sua vez, que o bebê está recebendo da equipe médica todos os cuidados necessários. E reforça que todas as informações estão sendo repassadas às autoridades responsáveis.", diz a nota.
O bebê foi retirado com vida em procedimento cesariano na madrugada do sábado (4), com 32 semanas, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo apuração do JC, o pequeno está em estado grave e entubado, mas está evoluindo bem e o resultado para covid-19 ainda não foi informado.
Este foi o primeiro óbito de uma gestante com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) causada pelo novo coronavírus em Pernambuco. Emocionados, amigos da fisioterapeuta sequer conseguiram falar com a reportagem do JC.
Ela estava internada com quadro de tosse e febre desde o início da semana. Na segunda-feira, ela fez o teste para coronavírus e, na quinta-feira (2), recebeu o resultado positivo do exame. No mesmo dia, foi levada para a UTI. No sábado (4), ela precisou ser entubada. Devido à gravidade do caso, os médicos decidiram fazer a cesárea e retirar o bebê na madrugada.
Conforme publicado em suas redes sociais, a gestante aparentava ter uma vida saudável, com fotos em academias e comidas leves. Através do Instagram, amigos e familiares, em luto pela perda, pedem: “não subestimem a covid-19”.
"Não subestimem essa doença Covid-19! Ela era linda, jovem, saudável, cheia de vida e de luz, deixou duas filhas lindas e seu bebê continua lutando pela vida. Vivi que bom ter trocado tantos momentos engraçados e alto astral com você, descanse em paz, estamos orando muito pelo seu bebê e por toda sua família! Sentirei saudades Descansa em paz! Que dor, inacreditável tudo isso. Fisioterapia de luto!", disse uma amiga.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.