Para tentar conter o avanço do novo coronavírus (covid-19), praias e parques de Pernambuco, que seriam reabertos nesta segunda-feira (6), seguem fechados até 13 de abril. O governo estadual decidiu estender o prazo do bloqueio porque o número de óbitos provocados pela doença triplicou nos últimos dias. Agora, também está proibido o acesso aos calçadões.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus
>>MPPE recomenda fechamento de parques, praças e praias do Recife por 30 dias
O bloqueio nas praias e parques teve início nesse sábado (4). Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no domingo (5), cenário visto foi o de policiais a cavalo na areia monitorando a área e muitas pessoas caminhando no calçadão, que não foi fechado.
A reportagem da TV Jornal circulou pelos 9 km da Avenida Boa Viagem, do bairro homônimo até o Pina, e flagrou alguns pontos de aglomeração no calçadão. Em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, algumas pessoas chegaram a ser retiradas da areia pela Polícia Militar.
Ver essa foto no Instagram
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura do Recife e ao governo do Estado que adotem imediatamente as medidas administrativas necessárias para garantir o fechamento e isolamento absolutos das praças e parques públicos por, pelo menos, 30 dias.
“É necessário o fechamento absoluto de parques, praças e praias localizados na cidade do Recife, no sentido de evitar que as pessoas circulem por estes ambientes públicos, promovendo, desta forma, o isolamento social indicado como indispensável para conter o avanço da pandemia”, salientou o promotor de Justiça Solon Ivo da Silva Filho.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.