As ruas do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), serão desinfectadas como uma forma da prefeitura tentar conter a proliferação do novo coronavírus. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde dessa terça-feira (7), há dez pessoas infectadas pela covid-19 no município. A primeira etapa da desinfecção acontecerá todas as quintas e sextas-feiras e já começa nesta quinta-feira (9).
De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Fantini, a higienização acontecerá nos mesmos locais a cada sete dias. "A higienização será renovada a cada sete dias nesses locais predeterminados em cronograma. Após esta primeira etapa, novos locais serão adicionais na lista para higienização. Nosso trabalho está todo focado na contenção do Coronavírus; nosso intuito é diminuir a disseminação do vírus e, consequentemente, novos casos no município. Para isso, também temos pedido constantemente para que toda a população fique em casa e respeite as determinações dos órgãos competentes", comentou.
>> Feiras públicas de São Lourenço da Mata serão higienizadas e desinfectadas por conta do coronavírus
Inicialmente, serão higienizados dez locais: Rua Eliza Cabral; na frente dos bancos Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica; na frente do Mercado Público; nas paradas de ônibus da Avenida Belmino Correia; na parada do BRT; nas áreas externas do Hospital Aristeu Chaves e da Maternidade Amiga da Família; no Centro de Especialidades; no Lamuc; e em toda área externa da prefeitura.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.