Uma nova alteração no cronograma de funcionamento das feiras livres foi feita no município de Petrolina, Sertão de Pernambuco. A nova medida tem como objetivo diminuir a aglomeração de pessoas nesses espaços, principalmente nesse período de alta demanda por conta da Semana Santa.
De acordo com a nova decisão, nesta quinta-feira (9), todas as feiras livres poderão funcionar apenas com o comércio de peixe. No sábado, estarão abertas as feiras de Areia Branca e Cohab Massangano, já no domingo as feiras dos bairros de São Gonçalo, Ouro Preto, João de Deus e José e Maria estarão em funcionamento.
De acordo com Tony Cesar, Diretor de Feiras da cidade, as equipes continuarão fazendo trabalho de fiscalização para evitar assim, a aglomeração de pessoas. "A medida foi tomada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal tem nos ajudado nesse momento para que nós possamos reduzir a quantidade de pessoas que frequentam as feiras livres. Nós estamos na Semana Santa e é uma variedade muito grande de peixe, então nós achamos melhor, para evitar aglomerações, abrir esse espaço para que todas as feiras possam vender peixe nos dias de quarta e quinta-feira. Lembramos que apenas o comércio de peixe [nas feiras] está permitido, evitando assim a aglomeração de pessoas" reiterou Tony.
A Prefeitura de Petrolina confirmou na última terça-feira (7), o terceiro caso positivo do novo coronavírus no município. Deste número total de casos confirmados, uma paciente já está recuperada, e outro continua internado em um hospital da rede privada.
A terceira paciente infectada na cidade é uma mulher de 29 anos e está sendo monitorada em isolamento domiciliar. “A família da paciente está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada por profissionais da rede municipal de saúde. É importante reforçar que o momento é de reclusão, prevalecendo as demais regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Já descartamos 12 casos suspeitos, enquanto 6 continuam em investigação”, destacou a secretaria de Saúde de Petrolina.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.