Atualizada às 17h46
Em novo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta segunda-feira (13), foram registrados 194 novos casos confirmados do coronavírus em Pernambuco. O número de óbitos também aumentou. Agora, são 102 mortes confirmadas pela doença em todo o Estado.
Os novos óbitos - 7 homens e 10 mulheres - ocorreram entre os dias 4 e 12 de abril. As vítimas têm idade entre 38 e 92 anos. Uma das mortes foi de um bebê de sete meses. A criança tinha síndrome de Down, hipertensão pulmonar e cardiopatia congênita. Dos profissionais de saúde, 1.120 foram notificados com sintomas suspeitos de covid-19, mais de 600 casos já foram testados. Destes, 377 foram confirmados e 247 descartados.
1- Mulher, 76 anos, residente de São José da Coroa Grande. Óbito em 9/4. Tinha hipertensão e diabetes.
2- Homem, 69 anos, residente de Paudalho. Óbito em 10/4. Tinha diabetes e insuficiência periférica.
3- Bebê masculino, 7 meses, residente do Recife. Óbito em 12/4. Tinha síndrome de Down, cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar.
4- Homem, de 56 anos, residente do Recife. Óbito em 10/4. Tinha hipertensão e diabetes.
5- Mulher, de 85 anos, residente do Recife Óbito em 11/4. Tinha hipertensão, diabetes e cardiopatia.
6- Homem, 41 anos, residente de Olinda. Óbito em 12/4. Tinha leucemia.
7- Homem, 38 anos, residente do Recife. Óbito em 12/4. Era obeso.
8- Mulher, 59 anos, residente de Paulista. Óbito em 11/4. Tinha diabetes, doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica.
9- Homem, 86 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 11/4. Tinha asma e doença neurológica crônica (Alzheimer)
10- Homem, 63 anos, residente de Lagoa dos Gatos. Óbito em 11/4. Tinha diabetes e era tabagista.
11- Homem, 38 anos, residente do Recife. Óbito em 4/4. Era obeso.
12- Homem, 73 anos, residente de Pombos. Óbito em 10/4. Tinha doença cardiovascular crônica, insuficiência renal, hipertensão, epilepsia controlada e era ex-tabagista.
13- Homem, 49 anos, residente de Paulista. Óbito em 11/4. Tinha hipertensão e obesidade.
14- Mulher, 68 anos, residente do Recife. Óbito em 9/4. Tinha diabetes e doença renal crônica.
15- Mulher, 92 anos, residente do Recife. Óbito em 10/4. Tinha hipertensão.
16- Mulher, 80 anos, residente do Recife. Óbito em 9/4. Tinha hipertensão.
17- Mulher, 70 anos, residente do Recife. Óbito em 12/4. Tinha diabetes e hipertensão.
Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 51 dos 184 municípios do Estado: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Passira, Paudalho, Tracunhaém, Catende, Gameleira, Palmares, Quipapá, São José da Coroa Grande, Belo Jardim, Cachoeirinha, Caruaru, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, Toritama, Bom Conselho, Capoeiras, Garanhuns, Arcoverde, Sertânia, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Serra Talhada, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba. O Arquipélago de Fernando de Noronha também tem casos confirmados, e há registro no Estado de pacientes em outros Estados e países.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.