Após a Prefeitura do Recife anunciar, nesta segunda-feira (13), o aumento das restrições de acesso a bancos por causa do novo coronavírus e tentar expandir o isolamento social, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco disse que o novo decreto "não garante a viabilidade e segurança" à categoria. Segundo a determinação, deve haver o ordenamento das filas, tanto na área interna quanto na entrada da agência.
Para o sindicato, esse ordenamento das filas não deve ser feito pelos funcionários, mas sim viabilizado pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Segundo a nota divulgada, já foram relatadas situações de agressão verbal e física em consequência da tentativa de organização das filas. "É importante ressaltar que os bancários estão cumprindo um importante papel social em meio à pandemia do novo coronavírus, atendendo a demanda da população da forma mais eficiente e ágil possível, mas que precisam de plenas condições para exercer a função", diz um trecho da nota.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco propôs a criação de um Comitê de Crise Estadual, com a participação do sindicato, representantes dos bancos, Governo Estadual e prefeituras, para "buscar soluções coletivas para evitar a aglomeração nas filas dos bancos".
Nesta segunda-feira (13), o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), anunciou que haverá um aumento, a partir desta terça-feira (14), das restrições para tentar expandir ainda mais o isolamento social. As novas medidas são válidas para supermercados, bancos e casas lotéricas. "A fiscalização será intensificada e a gente vai aplicar as sanções de multas e de suspensão do alvará de funcionamento das instituições que descumprirem estas determinações", anunciou o prefeito.
Para os supermercados, será limitado a 50% de sua capacidade a entrada de pessoas, além de só poder ser utilizado um terço das vagas de estacionamentos, sendo permitido apenas uma pessoa por veículo. Além disso, álcool em gel deve ser disponibilizado tanto na entrada das lojas, quanto nos caixas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.