O Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), que é vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criou um guia para orientar profissionais de saúde quanto à biossegurança durante a pandemia do novo coronavírus. O material é produzido por uma equipe formada por discentes e docentes da UFPE, além de profissionais de outras instituições.
O material, que está na sua terceira edição, conta com orientações já validadas e estabelecidas pelos principais órgãos de saúde mundiais que atuam no enfrentamento da covid-19 com adaptações para serem utilizadas nas unidades de saúde brasileiras. O guia pode ser acessado por meio da Plataforma do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD-PE).
Com o objetivo de direcionar o planejamento das equipes responsáveis por setores de serviços de saúde, além de orientar sobre o gerenciamento clínico durante a pandemia da covid-19, o guia também orienta os profissionais de saúde sobre medidas de prevenção do contágio, de apoio e de limpeza, que são essenciais para o funcionamento das unidades de saúde.
Segundo a professora Priscila Gubert, do Departamento de Bioquímica da UFPE e organizadora do trabalho de compilação e adequação das informações do guia, o material já vem sendo utilizado por unidades de saúde dos municípios de Pernambuco e de outros estados do Brasil.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.