Equipes do Procon Recife e da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), fizeram nesta terça-feira (14), fiscalizações nos principais supermercados da capital pernambucana. A medida foi tomada após a Prefeitura anunciar, na última segunda-feira (13), novas medidas de restrição e controle de acesso de clientes em bancos, casas lotéricas e supermercados. Medidas visam impedir propagação do novo coronavírus (covid-19)
>> Coronavírus: Praias e parques irão continuar fechados por mais uma semana em Pernambuco
Segundo o Procon, hoje, 21 estabelecimentos foram fiscalizados e receberam orientações sobre como vai ser o cumprimento das medidas de distanciamento. O limite de vagas de estacionamento, quantidade de consumidores dentro da loja e a oferta de álcool em gel 70% na entrada e saída dos estabelecimentos devem ser respeitadas.
Agências bancárias, casas lotéricas e supermercados devem restringir as vagas de estacionamento para um terço da capacidade. A presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, ressaltou que “manter as marcações nas filas com distanciamento mínimo de um metro e meio e um funcionário que dispense o álcool na entrada dos estabelecimentos são medidas indispensáveis para proteger consumidores e funcionários”, disse.
“As visitas são de orientação, com a entrega do novo decreto e esclarecimentos para que todos possam se adequar”, esclareceu Ana, acrescentando que, após 24 horas das notificações, os fiscais poderão aplicar multas para quem não cumprir as medidas.
Nas agências bancárias e lotéricas, a organização das filas dentro e fora das agências, devem preservar uma distância mínima entre os usuários, também foi determinada a retirada de canetas de uso coletivo.
As ações fazem parte do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19, iniciado no fim de janeiro. Ao todo, a Prefeitura do Recife já anunciou mais de 130 ações para combater a pandemia.