Ceasa Pernambuco vai restringir comércio informal por conta do coronavírus

Ações de blitz, fechamento do albergue e proibição do comércio de jogos de azar são outras medidas tomadas
Manuela Figuerêdo
Publicado em 15/04/2020 às 8:24
Alta nos preços dos produtos alimentícios no mercado. Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM


Na última segunda-feira (13), a direção do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), definiu novas regras e medidas restritivas de circulação e funcionamento, visando o combate ao covid-19. A partir desta quarta-feira (15), só será permitida a entrada de ambulantes que comercializem lanches. Todos os demais terão sua entrada suspensa durante a pandemia.

Entre as medidas, também, está proibido o comércio fixo ou ambulante de jogos de azar dentro do entreposto. O albergue localizado dentro do entreposto, e que recebia cerca de 50 pessoas por dia, foi fechado na última terça-feira (14). O centro orienta, ainda, permissionários e consumidores a não trazer crianças e idosos ao entreposto. 

Em relação ao abastecimento, com uma possível diminuição da carga e descarga de produtos, o presidente da Ceasa, Gustavo Melo, explicou que ainda não está decidido com os permissionários. “Não depende apenas do Centro. Estamos conversando diariamente com as associações dos comerciantes para que a logística seja mudada, de forma que em vez de o caminhão vir cinco vezes por semana, venha apenas duas vezes. Mas a decisão ainda está em andamento, mas caminhamos para um cenário de uma decisão boa para ambos.

>>Veja como foi o primeiro dia de novas restrições, por causa do coronavírus, em supermercados no Recife

>>Recife aumenta restrições de acesso a supermercados por causa do coronavírus; lotéricas e bancos terão que ordenar filas

Começa hoje, também, ações de blitz por seguranças, acompanhados de Policiais Militares no Centro. “De forma educativa, grupos que fazem aglomeração, seja 5 ou 10 pessoas, vão ser abordados para esclarecer o que estão fazendo e orientados para se distanciar. Isso parte da consciência das pessoas também. Além disso, também estamos anunciando essas medidas através da nossa rádio local e de carros de som.” Gustavo afirma que não quer afetar

Outra decisão é que as agências bancárias localizadas dentro da Ceasa tem até o final desta quarta-feira (15) para apresentarem ação resolutiva referente às filas que estão sendo formadas na parte externa das agências. “Estamos dando a oportunidade de apresentarem um plano de ação e resolvermos da melhor forma, mas se a solução dado não for considerada viável pela diretoria da Ceasa, é possível que providências sejam tomadas, como, inclusive, o fechamento. Mas não queremos isso”, afirma o presidente da Ceasa.

Diante do cenário, ainda são possíveis novas medidas restritivas ou ações de combate futuras pela Cease, de acordo com Gustavo Melo. “As medidas que estão sendo tomadas são pautadas no dia de hoje, porque tudo está sendo muito dinâmico nessa pandemia. Os casos estão dinâmicos, a ocupação de hospitais estão dinâmicas, então as decisões são feitas dia a dia para que atenda a necessidade do momento”, esclarece.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
pernambuco comercio coronavirus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory