AGRESTE

Formato tradicional do São João de Caruaru é cancelado, e prefeitura discute transmissão via internet

Diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, a festa presencial está cancelada

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 08/05/2020 às 11:27 | Atualizado em 08/05/2020 às 12:05
Foto: Ricardo Almoêdo
Por conta dos números do coronavírus a festa ficou inviável - FOTO: Foto: Ricardo Almoêdo

A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, anunciou nesta sexta-feira (8), por meio de coletiva de imprensa online, a impossibilidade de realizar o São João 2020 na "capital do forró" de forma presencial e que discute com os patrocinadores da festa para realiza-la via internet. Esta é uma medida de evitar a disseminação do novo coronavírus no município, que já conta com 37 casos graves da covid-19 e nove mortes confirmadas, segundo dados enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa quinta-feira, e honrar os contratos já firmados desde o último ano.

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) informou que, no entanto, ainda não há definição de formato para a festa online. "Não temos a solução pronta, estamos construindo a possibilidade de fazer um evento, com a espinha dorsal da solidariedade, ser transmitido online e permitir que as pessoas possam, em casa, receber o São João sem sair. A construção não está pronta, não está feita, porque é [um momento] diferente pra todo mundo. Por isso, não conseguimos consolidar um modelo com os patrocinadores da prefeitura de Caruaru", disse a prefeita Raquel Lyra.

A gestora citou premissas para a realização da festa em 2020, como: respeito pela cultura, o não envolvimento de recursos da prefeitura e a solidariedade. "A gente vem trabalhando com algumas premissas para que pudéssemos ter um São João diferente em um momento como esse. Como não envolver qualquer recurso da prefeitura e que não haja contratações, até porque o próprio Tribunal de Contas e Ministério Público vedam contratações para festejos na cidade; a premissa da solidariedade, ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades em um momento como esse causado pela crise econômica do coronavírus; e o respeito pela nossa cultura local".

À reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura de Caruaru descartou a possibilidade da festa acontecer de modo tradicional e que, nos outros anos, a estrutura já havia começado a ser montada neste mês de maio. Assegurou, também, que nenhum valor sairá do montante da prefeitura para a realização do São João em 2020.

Petrolina

No dia 23 de março, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou a suspensão do São João na cidade como uma das medidas para conter a da pandemia do novo coronavírus. Segundo decreto, a verba que era destinada para a festa será utilizada nas áreas saúde, social e segurança.

Campina Grande

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, decidiu adiar a festa de São João ainda no dia 23 de março. O prefeito Romero Rodrigues (PSD) anunciou que as comemorações acontecerão entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro. 

"Depois de 36 anos, o 'Maior São João do Mundo' não acontecerá no mês de junho, mas do dia 8 de outubro ao dia 9 de novembro. Essa é a alteração da data para a realização desse megaevento que representa nossas raízes, nossa cultura e, do ponto de vista econômico da cidade, tem um grau de importância até maior do que o Natal", disse o prefeito.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias