A partir desta segunda-feira (11) serão abertos mais quatro novos pontos de coleta e emissão de identidade no Recife. A medida é uma parceria entre as secretarias estaduais de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes (SEE). O intuito é promover uma ampliação e descentralização na produção de Registos Gerais (RGs). O atendimento será exclusivo aos pernambucanos que buscam o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Ao todo, serão acrescentadas quatro escolas estaduais, duas no Centro, uma na Zona Norte e outra na Zona Sul do Recife. A previsão é de que, juntas, essas novas unidades emitirão 1.200 documentos por dia, o que, segundo o Governo do Estado, significaria 10 vezes que as entregas na primeira semana. Para adquirir o registro de identificação civil, é necessário pagar antecipadamente uma taxa (DAE) de R$ 23,35, disponível no site.
Além da Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, no Centro do Recife, o serviço será oferecido também as escolas Escola Técnica Estadual Dom Bosco (Casa Amarela), EREM Santos Dumont (Boa Viagem) e Ginásio Pernambucano (Cruz Cabugá). O horário de atendimento vai das 8h às 17h.
O gestor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Pablo Carvalho, reforço que casos não relacionados à retirada do benefício da Caixa não serão atendidos. “Essa parceria entre duas secretarias, e seus órgãos vinculados, possibilita o aumento da nossa prestação de serviço, tanto em produtividade como em extensão de horário e descentralização dos locais de atendimento para quem precisa ter acesso ao benefício da Caixa, além reduzir mais as filas de espera nas agências bancárias”.
Para ser atendido é necessário estar com a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. Após a coleta dos dados, o documento será entregue em 3 dias úteis.
Uma triagem será feita na porta de cada escola para que somente as pessoas que tenham documentação que comprove a urgência sejam atendidos. Entre os documentos que devem ser apresentados nesses casos estão a rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode ser uma captura de tela de celular ou computador) e extrato de FGTS.