Nesta segunda-feira (11), o Grande Recife Consórcio de Transportes começar a distribuir 30 mil máscaras de tecido aos usuários das linhas mais movimentadas de ônibus dos Terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Cajueiro Seco. A ação é uma das medidas de combate ao novo coronavírus e tem o intuito de conter a proliferação da doença no transporte público da Região Metropolitana do Recife.
Cada passageiro receberá um kit contendo duas máscaras de tecido, que são reutilizáveis, e um folder educativo com instruções de uso do equipamento de proteção e formas de higienização do material. De acordo com o Grande Recife, os kits serão entregues aos que estiverem utilizando o sistema de transporte, com isso, não será necessário que as pessoas se desloquem aos terminais integrados para recebê-los.
A fabricação das máscaras foi feita pelo Polo de Confecções de Pernambuco através de um plano de ação desenvolvido pelo Governo do Estado. O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) com o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE) que tem como objetivo estimular a produção de máscaras, batas, toucas e protetores para os pés, suscitando a cadeia produtiva durante o período de pandemia e crise.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.