Com informações da TV Jornal
O serviço de emissão de Carteira de Identidade passou a ser oferecido para quem precisa sacar o auxílio emergencial em mais três escolas da rede estadual de Pernambuco, totalizando quatro, nesta segunda-feira (11). Ao todo, 400 fichas são distribuídas por dia no Ginásio Pernambucano e na Escola Sizenando Silveira, no Centro do Recife; na escola Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte; e a escola Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.
>> Beneficiários ainda na expectativa pelo calendário da segunda parcela do auxilio emergencial
Apesar de o serviço ter sido ampliado, esta segunda foi mais um dia de transtorno. Do lado de dentro do Ginásio Pernambucano, a organização do espaço respeitava o distanciamento mínimo defendido pelas autoridades sanitárias no combate ao novo coronavírus. Mas, do lado de fora, a reportagem da TV Jornal registrou a população dormindo e se aglomerando em filas.
O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) passou a emitir o documento na Sizenando Silveira, na última quinta-feira (7), com a distribuição de 120 fichas. Na sexta-feira (8), o dia amanheceu com uma fila que virava o quarteirão.
O atendimento nas quatro unidades de ensino acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto durar a pandemia. A gratuidade é apenas no caso da primeira via do documento e para pessoas acima de 65 anos. Para os demais públicos, é cobrada uma taxa de R$ 23,35.
Os interessados devem comparecer a uma das escolas portando documentos que comprovem necessidade do auxílio de R$ 600, mais comprovante de pagamento de taxa (caso precise pagar) e certidão de nascimento ou casamento originais. O RG é entregue em até 3 dias úteis.
Coronaavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.