Coronavírus: Petrolina torna obrigatório uso de máscaras em estabelecimentos comerciais

Obrigatoriedade de máscaras é uma das novas recomendações trazidas por decreto publicado nesta segunda-feira (11) pela prefeitura de Petrolina
Katarina Moraes
Publicado em 12/05/2020 às 7:32
Máscaras obrigatórias e força policial para fiscalizar Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


Uso de máscaras, tanto para trabalhadores, quanto para clientes, se tornou obrigatório para o setor público e privado em Petrolina, Sertão de Pernambuco, após estabelecimentos que prestam serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus receberem novas recomendações por meio de decreto publicado nesta segunda-feira (11) pela prefeitura, quando o município somava 91 infectados e dois óbitos.

O texto especifica que os serviços só podem atender pessoas que estiverem com máscara de tecido. “O uso de máscara, recomendável para servidores públicos e para funcionários da iniciativa privada, poderá ser descartável, tecido, TNT, ou de algodão.”

As máscaras devem ser usadas, também, no transporte público. “O uso ao ingressar em ambientes fechados coletivos, com proximidade de pessoas, incluindo estabelecimentos, portarias de edifícios, transporte coletivo, lojas, etc;”, diz o texto.

O decreto cobra que os estabelecimentos exijam dos clientes o cumprimento da medida. “Exigir de clientes ou usuários o uso de máscaras ao acessarem e enquanto permanecerem no ambiente;”.

Além do uso de máscara, a prefeitura também tornou obrigatório o atendimento separado para grupo de riscos como idosos; o distanciamento de 2 metros entre clientes; a fixação em local visível ao público de cartazes informativos com orientações sobre a necessidade de higienização das mãos.

A normativa ainda traz recomendações voltadas para a proteção da vida dos trabalhadores como preservação de funcionários que tenham perfil dos grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades; o afastamento obrigatório de trabalhadores suspeitos de Covid-19 e monitoramento de temperatura desses colaboradores.

Duas novas atividades foram liberadas pelo decreto para funcionamento. Os serviços contábeis passaram a ser essenciais, enquanto a construção civil privada foi liberada com algumas restrições. Seguem proibidas as obras em shoppings, galerias, ou que envolvam construção de edificações prediais (verticais).

O texto renova, por fim, a proibição dos demais serviços, já vetados anteriormente. Assim, seguem suspensas atividades nos cinemas, academias de ginástica, teatros, bibliotecas, museu, parques públicos, a exemplo das Academias da Cidade e do Parque Municipal Josepha Coelho.

Seguem suspensos também o Passe Estudantil e gratuidades para uso em transporte coletivo urbano. Segundo a prefeitura, todos os estabelecimentos serão passíveis de fiscalização, e o não cumprimento de qualquer medida deste Decreto Municipal resultará em multa ao infrator, e em caso de reincidência, cassação do alvará de funcionamento.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
coronavírus covid-19 petrolina pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory