Funcionando desde o dia 24 de março, o serviço de teleatendimento com orientação psicológica para a população de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, registrou 93 atendimentos até o dia 8 de maio. O objetivo do canal é realizar acolhimento e passar orientações sobre como agir diante do cenário de pandemia do novo coronavírus. Entre as principais queixas recebidas nos atendimentos, estão angústia, tristeza, ansiedade, pânico e depressão que se agravaram por conta do isolamento e distanciamento social necessários para combater a covid-19.
Com o isolamento social mais rígido para combater a proliferação do novo coronavírus em todo o País, as pessoas têm passado mais tempo em casa, privadas de atividades básicas como ir ao trabalho, à faculdade ou escola, fazer compras e se exercitar, por exemplo. Além disso, o confinamento e a crise causada pela pandemia causa incertezas e inseguranças. Todo este cenário faz uma parte da população desenvolver problemas ligados à saúde mental, como crises de ansiedade, estresse, irritabilidade e até depressão.
O teleatendimento para orientação psicológica se coloca à disposição de quem enfrenta cenários como este, mas não pode buscar atendimento em um consultório físico. A equipe é formada por três psicólogos que realizam o teleatendimento. Quem precisar dessa assistência, pode entrar em contato por meio dos números: 99981-0553, 99981-0911 ou 99981-0933. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Se houver necessidade de atendimento presencial, o psicólogo faz o encaminhamento do usuário para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Teresa Noronha, em Pau Amarelo.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.