Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal
A Polícia Federal faz um alerta para um novo golpe que está sendo aplicado em sites de compra e venda online. Os anúncios oferecem exames para o diagnóstico do novo coronavírus por preços muito abaixo dos adotados por laboratórios, além de prometerem realização do teste em residência sem cobrar taxa. De acordo com a PF, em um dos maiores sites do Brasil, cerca de 125 vendedores já foram banidos e 58 mil propagandas enganosas, que diziam prevenir, aliviar ou curar os sintomas da covid-19, foram removidas.
"Todo anúncio que está sendo feito nesse site de compra e venda é golpe. Primeiro porque a Anvisa proibiu este tipo de comércio no Mercado Livre e também na OLX. Também eles aproveitam para se passar por um laboratório para fazer um agendamento, ir na casa das pessoas e principalmente realizar assaltos e cometer crimes", comenta o assessor de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro.
Os testes para diagnosticar a covid-19 só pode ser feito por profissionais de saúde habilitados. Ele explica que os números de telefone fornecidos nos anúncios muitas vezes não existem ou pertencem a uma pessoa que não autorizou sua divulgação.
Uma das maneiras de aplicação do golpe é fazer com que a pessoa interaja pelos chats, já que os telefones não funcionam. Quando a pessoa vai fazer o pagamento do produto e não consegue, é oferecido um link fora do site de vendas. A pessoa executa o pagamento e não recebe o produto.
"São valores muito abaixo do valor de mercado, pela metade do preço. É por isso que chama atenção e que tenham pessoas querendo comprar esse teste, caindo no golpe. Lembrando que esse tipo de comércio nestas plataformas é proibido pela Anvisa. Quem compra, como também quem vende, está cometendo crime", disse Giovani.
1. Nunca compre testes rápidos do coronavírus em sites de compra e venda pela internet, porque tal negociação não é autorizado pela Anvisa;
2. Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma coleta de material orgânico do coronavírus ou consulta presencial. Bandidos podem se aproveitar dessa situação para se passar agentes de saúde com o objetivo de cometer crimes e realizar assaltos;
3. Nunca faça nenhum pagamento em dinheiro fora das regras do site de compra e venda sob qualquer pretexto;
4. Faça uma consulta na internet sobre a existência do laboratório que está oferecendo tais testes do coronavírus;
5. Qualquer compra feita apenas por conversas em chats sem confirmação de um número telefônico é um risco muito grande;
6. Ao detectar que uma venda é um golpe faça uma denúncia no próprio site, afim de que os responsáveis possam remover o anúncio criminoso.