Segundo dia de lockdown em cinco cidades da Região Metropolitana - medidas mais severas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus -, 66,1% da população do Recife permaneceu reclusa neste domingo (17). Isto é o que diz o Painel Índice de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), feito em parceria com a empresa de tecnologia In Loco. Já a nível estadual, em um universo de 9.557.071 habitantes, a média de isolamento foi de 49,04%.
Além da capital pernambucana, que se apresenta em primeiro lugar no índice, as cidades de Olinda (65,3%), Camaragibe (63%) e Jaboatão dos Guararapes (63%) compõem o segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. Todos estes municípios foram alvo do decreto estadual que proibiu a circulação de pessoas e veículos - com exceção das que prestam atividades essenciais -, junto a São Lourenço da Mata (61,4%), que ficou em quinto lugar no índice, atrás de Paulista (62%).
As cidades que menos respeitaram a quarentena foram Cedro (34%), Calumbi (39%), Tuparetama (39,1%), Quixaba (39,6%) e Tabira (39,8%).
Autoridades de saúde afirmam que a taxa ideal de adesão ao isolamento é 70%. Ou seja, nenhuma cidade pernambucana alcançou a meta.
Para analisar o painel completo de isolamento social em Pernambuco basta clicar aqui.
As 10 cidades com maior índice de isolamento social
As 10 cidades com pior índice de isolamento social
Ranking por mesorregiões do Estado
No mesmo dia em que tais percentuais de isolamento foram medidos, Pernambuco registrou 964 novos casos de covid-19 e confirmou laboratorialmente 55 novas mortes em 24 horas, totalizando 19.452 infectados desde o início da pandemia e 1.516 óbitos.
Dos novos casos, 519 se enquadram como leves, e 445 como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Já com relação ao número total de casos, 9.703 foram confirmados como graves e 9.749 leves. Dos casos graves, 1.788 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar, enquanto 3.430 estão internados, sendo 242 em UTI e 3.188 em leitos de enfermaria.
O boletim também divulgou que mais 45 pacientes se recuperaram da covid-19 no Estado. Com isso, o número de pessoas que venceram o coronavírus em Pernambuco subiu para 2.969.
Segundo dados divulgados pelo governo do Estado neste domingo (17), Pernambuco atingiu o maior índice de isolamento social do Brasil no último sábado (16), primeiro dia de lockdown nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Em média, 53,8% da população do Estado permaneceu em casa no sábado. Lembrando que o sábado foi de chuvas constantes em boa parte da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Segundo georreferenciamento feito pela Inloco – empresa com escritórios no Brasil e nos EUA – nas primeiras 24 horas de vigência do decreto de intensificação do isolamento social, nas cinco cidades submetidas a regras mais rígidas de controle de circulação, o índice médio de isolamento atingiu 60%, um percentual bem superior aos 48% registrados no sábado anterior (09).