Uma tentativa de resgate acabou frustrada na madrugada desta segunda-feira (18). Cinco homens armados com fuzis tentaram resgatar um detento do Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Ressocialização, a ação aconteceu por volta das 3h. Houve troca de tiros entre a quadrilha e policiais militares, mas os bandidos conseguiram fugir sem levar o preso.
Ainda segundo a Seres, a tentativa de resgate teria acontecido por meio do muro da unidade prisional e os homens teriam chegado atirando contra os Policiais Penais, na guarda interna, e Policiais Militares, na guarda externa, que estavam no local realizando a segurança. Após a troca de tiros, a quadrilha desistiu do resgate. Nenhum policial ou Policial Penal ficou ferido.
Por meio de nota, a Secretaria de Ressocialização informou que, durante uma ronda no local, "foi encontrada a cerca de proteção cortada, como também duas sacolas com diversos explosivos, uma escada articulada, alicate de corte e ferramentas diversas", além de munições e um facão.
Ainda segundo a secretaria, foi iniciada uma investigação sobre o planejamento do resgate para descobrir quem era o detento que planejava fugir do presídio de segurança máxima.