Desde o último sábado (16) entrou em vigor no Estado de Pernambuco o decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), que impõe um maior rigor na quarentena, para a população. O intuito é diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19). Seguindo essas recomendações, a Prefeitura do Recife iniciou uma operação permanente para cumprir as determinações do decreto. Nestes três dias de validade do decreto, a Prefeitura autuou 56 estabelecimentos, com 20 interdições e 36 adequações de estabelecimentos essenciais às regras do decreto.
Segundo dados do Executivo municipal, cerca de 500 servidores dos serviços essenciais estão por dia nas ruas orientando a população e fazendo a fiscalização. Neste grupo estão inclusos agentes de órgãos como a Guarda Municipal do Recife, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb).
Nos bloqueios realizados pela CTTU, 75 mil veículos já foram abordados e a taxa de respeito ao decreto foi de 95%. Os dados fornecidos são de até as 17h desta segunda (18).
Somente o bairro de Casa Amarela, localizado na Zona Norte da capital, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial, sendo uma vidraçaria, uma loja de cosméticos, três financeiras e duas farmácias. No caso das farmácias, que são considerados serviços essenciais, os motivos foram a não utilização, de EPIs pelos funcionários e a não adoção de medidas de higiene e distanciamento. Caso se adéquem as medidas, as farmácias poderão reabrir normalmente.
Outros 15 estabelecimentos de serviços essenciais também foram notificados por descumprirem o decreto, e não disponibilizarem álcool em gel na entrada e o por não manter o distanciamento entre os clientes.
A Prefeitura do Recife também começou a autuar comeciantes na área comercial de Nova Descoberta, Zona Norte da cidade. Nesta segunda-feira (18), 13 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais: barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, vidraçarias, lojas de conserto de celulares entre outros. Outros 21 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues foram notificados para realizarem o cumprimento do decreto e se adequaram.
Foram montados 16 pontos de bloqueio em diferentes pontos da cidade. A medida fez parte de uma ação conjunta da CTTU com a Polícia Militar. A autarquia informou que abordados mais de 75 mil veículos, sendo 38.170 mil no final de semana: 24.856 no sábado e 14.314 no domingo. Já nesta segunda-feira (18), primeiro dia útil da quarentena foram abordados 37.248 veículos. A Prefeitura do Recife calcula que houve um índice de respeito ao rodízio de cerca de 95% dos veículos abordados, os 5% restantes foram orientados a voltar para casa.