Nesta quinta-feira (21), foi iniciada a testagem rápida para detectar infecções pelo novo coronavírus em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os testes são realizados dentro de uma unidade móvel que irá percorrer todos os bairros do município. A ação teve início no bairro de Ouro Preto, e o objetivo é realizar a abordagem de transeuntes que ainda descumprem o isolamento social. Segundo o ranking de isolamento feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Olinda, nessa quarta-feira (20), 53,5% da população cumpria a quarentena.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, as pessoas com sintomas característicos farão o teste, que sai em 15 minutos, receberão as orientações sobre a quarentena e serão cadastradas em um banco de dados. Os casos positivos, com uma versão branda, serão encaminhadas para a Policlínica Barros Barreto, localizada no bairro do Carmo, onde funciona o Centro de Referência Covid-19 Casos Leves.
Segundo a coordenadora da pesquisa, Rosângela Chaves, a ação irá recomendar o isolamento correto e irá proporcionar novas diretrizes de políticas pública para a devida contenção da pandemia, conhecendo os casos por região. "Os resultados são entregues em apenas 15 minutos e, durante a espera, organizamos para não ocorrer pontos de aglomeração. Todas as informações são seguras e sigilosas. O nosso papel principal será sempre de levar o entendimento da importância dos cuidados", comentou.
Os critérios de inclusão são pessoas de ambos os gêneros, com idade mínima de 30 anos, profissionais de saúde e profissionais de segurança, que tenham apresentado sintomas compatíveis com síndrome gripal há no mínimo 10 dias. Se faz necessário aceitar participar da pesquisa, através da assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido. Ao todo, nesta etapa, serão realizados três mil testes rápidos, distribuídos proporcionalmente nos 33 bairros de Olinda, de acordo com o número de habitantes.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.