REABERTURA

Saiba o que está permitido a partir deste sábado (20) nas praias, calçadões e parques do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou a reabertura das praias, calçadões e parques nesta sexta-feira (19)

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/06/2020 às 16:08 | Atualizado em 19/06/2020 às 19:08
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Apenas atividades individuais estarão autorizadas - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

A partir deste sábado (20), parques, praias e calçadões do Recife abrirão após mais de dois meses fechados por causa da pandemia do novo coronavírus. Desde a determinação estadual, as atividades físicas nesses locais estavam proibidas para evitar aglomerações e tentar frear a disseminação da covid-19. Apesar da reabertura, ainda há uma série de proibições como, por exemplo, o banho de mar. "Isso não significa um retorno à vida normal. Nós estamos falando de um novo normal, onde a moderação e os novos hábitos são fundamentais e essa abertura funciona como um teste", lembra o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Para esclarecer o que está permitido a partir deste sábado, o Jornal do Commercio conversou com a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

>> Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, liberada para banho de mar a partir deste sábado

>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo

>> Prefeitura do Recife anuncia abertura de praias, calçadões e parques para prática de exercícios físicos

>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras

>> Com abertura de praias e parques no Grande Recife, expectativa para retomada das academias aumenta

>> Praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco, têm banho de mar liberado a partir de segunda-feira (22)

>> Olinda libera áreas da orla para atividades físicas; veja quais

>> Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques

Atividades individuais apenas no calçadão

Apesar da liberação, atividades coletivas ainda estão proibidas. Caminhar e/ou correr está permitido apenas de forma individual e somente no calçadão. Atividades físicas na faixa de areia continuam proibidas. Segundo explicou a secretária-executiva, também não estão autorizados grupos de corrida. “Por mais que seja uma atividade individual, se você junta um número X de pessoas e isso configura uma aglomeração, é proibido”, comentou.

Sem restrição de horários

Com a reabertura, não haverá restrição de horários para as atividades físicas.

Animais permitidos apenas nos calçadões

Só está permitido levar animais de estimação para os calçadões se o pet for caminhar ou correr com o dono. Não há permissão para levá-los aos parques.

Sem cadeiras, barracas ou cooler

A secretária-executiva explicou também que a população não poderá levar cadeiras ou cooler para esses locais e informou que os quiosques estarão fechados.

Pessoas que moram na mesma casa podem realizar as atividades no mesmo horário

Quem mora na mesma casa/apartamento está autorizado a realizar as atividades no mesmo horário e não precisa, necessariamente, manter o distanciamento social. "São pessoas que estão convivendo juntas diariamente, então não tem porque chegar na hora da atividade física e se distanciar. Esse distanciamento são para os outros casos. Agora, para quem faz a fiscalização, é muito delicado você chegar e saber se aquela pessoa é da mesma família, se mora junto. Então é bom ter esse cuidado e bom senso”, pontuou Yane.

Equipamentos estão proibidos

Segundo Yane, equipamentos como halteres, colchonetes, cordas e anilhas não estão permitidos nos calçadões e nos parques. Os equipamentos de musculação no calçadão permanecerão fechados.

Máscara de uso obrigatório

O uso de máscara, que foi determinado pelo governo de Pernambuco em maio de 2020, continua sendo obrigatório. No entanto, é possível tirá-la para correr. "Nós entendemos que se você vai para um parque para fazer uma atividade de alta intensidade, é humanamente impossível você correr muito forte com a máscara no rosto, até porque vai suar. Então nós orientamos que as pessoas tenham uma máscara sobressalente para, após o exercício, usarem essa máscara nova. Você começa a treinar, fica impossibilitada a questão da respiração, você tira a máscara, guarda e depois você coloca uma limpa para voltar ao seu destino”, explicou a secretária-executiva.

Orientações

De segunda à sexta-feira, pelas próximas duas semanas, 44 professores de educação física estarão espalhados no calçadão da praia de Boa Viagem, no Parque da Jaqueira, Parque Santana, Parque da Macaxeira, Lagoa do Araçá, Mustardinha e na Beira Rio para orientar a população. "Nós estaremos de prontidão para ajudar as pessoas que precisarem de orientação para esse retorno da atividade. E outra coisa, é esse caráter educativo, de conversar com as pessoas, mostrando que tem que respeitar o distanciamento, orientar o uso da máscara, entre outras coisas", comentou. 

"Nossa expectativa é que essas atividades físicas tenham uma resposta positiva na questão da saúde das pessoas, ansiedade, estresse, já que está todo mundo confinado, e se todo mundo for bem obediente e disciplinado esses números não vão aumentar e a gente vai conseguir dar um passo para frente, flexibilizando um pouco mais, até chegar a uma condição dita como normal", finalizou a secretária-executiva. 

Fiscalizações

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco informou, por meio de nota, que os órgãos operativos continuarão fiscalizando os locais "focados no que ainda não é permitido como comércio, aglomeração, guarda sol e consumo de alimentos e bebidas". Segundo a SDS, "quem descumprir as recomendações será orientado a cumprir ou deixar a praia/parque. Se ainda assim mantiver o descumprimento, poderá ser levado para a Delegacia de Polícia".

Comentários

Últimas notícias