Com a retomada gradual das atividades da construção civil e comércio atacadista nesta segunda-feira (8), a operação dos ônibus do Grande Recife vão ganhar reforço.
As linhas de maior demanda vão ter a frota aumentada e ônibus extras serão disponibilizados em 16 terminais integrados.
Haverá aumento de frota nas linhas de maior demanda e disponibilização de ônibus extras em 16 terminais integrados: Joana Bezerra, Tancredo Neves, Macaxeira, Caxangá, Aeroporto, Jaboatão, Barro, TIP, Cajueiro Seco, Xambá, PE-15, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Igarassu, Abreu e Lima e Cabo.
Os veíulos adicionais serão colocados na rua de acordo com a demanda de passageiros. O Grande Recife Consórcio de Transporte informou, em nota, que essa adição poderá subir em até 20% o número de viagens, dependendo do terminal. De acordo com o texto, o "reforço na operação levou em conta as particularidades de cada atividade econômica."
O sistema de transporte continuará funcionando com regras para conter avanço do coronavírus. Os ônibus só poderão circular com a capacidade máxima de número de passageiros; ou seja, todos sentados. A depender do modelo, alguns só poderão rodar com até 50 pessoas.
A máscara também seguirá sendo exigida. As empresas operadoras deverão recusar a entrada de passageiros sem o equipamento.
Os terminais integrados receberão fiscais do Grande Recife e policiais militares para fazer valer o cumprimento do uso da máscara. Técnicos do Consórcio também estarão nos TIs para evitar aglomeração.