Cidades na Zona da Mata Sul de Pernambuco registram a maior quantidade de chuva do estado nas últimas horas

Das 12 áreas com maior índice pluviométrico nas últimas horas, 11 são localizadas na Zona da Mata Sul
JC
Publicado em 15/06/2020 às 11:58
Tempo nesta segunda-feira (15) em Ribeirão, município da Zona da Mata Sul Foto: Cortesia


Com cerca de 172,81mm de chuva nas últimas 24 horas, sendo 90,72mm acumulados só nas últimas 3 horas, o município de Gameleira, localizado na Zona da Mata, é a área com maior índice pluviométrico de todo o estado no momento. Além de Gameleira, várias outras cidades localizadas na Zona da Mata Sul de Pernambuco compõem o ranking de maior precipitação registrada nesta segunda-feira (15), de acordo com monitoramento pluviométrico disponibilizado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). As informações foram colhidas até às 11h30.

Veja a imagem: 

De acordo com o monitoramento, das 12 áreas que mais registraram chuva nas últimas horas, 11 são localizadas na Zona da Mata Sul. Em entrevista à Rádio Jornal, Tiago do Vale, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), afirmou que a região vem passando por um sistema meteorológico bastante ativo, o que explica o alto índice de chuvas. "Se a gente for em direção à [Zona da] Mata Sul, vai encontrar chuvas fortes neste momento. Por exemplo, na região de Tamandaré, próximo de Palmares também. Existe um sistema convectivo, um sistema meteorológico que está bastante ativo, e ele está causando chuvas muito intensas", explicou.

>>Veja a previsão do tempo para esta segunda-feira (15) em Pernambuco

Ainda segundo Tiago do Vale, alguns municípios da Mata Sul, como Rio Formoso, por exemplo, foram capazes de registrar em uma hora, precipitação igual ou maior do que a registrada no Recife durante toda a madrugada. "Na última hora, em Rio Formoso, choveu 43 milímetros. Basicamente, ocorreu mais chuva lá na última hora do que ocorreu no Recife a madrugada inteira", disse. 

Em conversa com a reportagem do JC, o musicista Marcos Vinícius, morador do município de Rio Formoso, contou que, por conta das chuvas bastante intensas das últimas horas, vários pontos da cidade ficaram alagados. "Teve muita chuva por aqui desde ontem [domingo, 14], começou mais ou menos às 21h, e veio parar só agora [11h]. Na Rua Bela e nos lotes da cidade vários locais estão alagados", afirmou. 

Veja imagens de pontos de alagamento em Rio Formoso: 

O advogado Joelmyr Lins, residente de Ribeirão, município que registrou cerca de 83 milímetros de chuva nas últimas horas, relatou que por lá a chuva ainda persiste, mas agora, de forma moderada, diferente do que ocorreu durante a madrugada, quando diversos pontos da região ficaram alagados. Apesar das fortes chuvas, até o momento nenhuma ocorrência mais grave foi registrada. 

Veja imagens do tempo em Ribeirão, nesta segunda-feira (15):

Em comunicado, a Defesa Civil de Pernambuco informou que os estragos causados pelas chuvas em todos os municípios do estado ainda estão sendo computados pela coordenadorias regionais. A Defesa Civil também fez um alerta aos moradores de áreas de risco e disponibilizou os números 3181-2490 e 199 para possíveis ocorrências. 

Previsão do tempo

De acordo com a Apac, a previsão do tempo nesta segunda-feira (15) para o Grande Recife é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. O mesmo vale para a Zona da Mata Norte e Sul e o Agreste.

Já no Sertão de Pernambuco, no Sertão do São Francisco e no arquipélago de Fernando de Noronha, não haverá chuva e o céu estará parcialmente nublado.

 

TAGS
pernambuco chuva clima tempo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory