Com ampliação da retomada das atividades em Pernambuco, Hemope faz apelo para que população doe sangue

Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco enfrenta baixa de 50% no estoque; Hemope é responsável por todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS
Katarina Moraes
Publicado em 18/06/2020 às 12:13
Antes da pandemia a coleta chegava a uma média de 300 bolsas por dia. Em junho, essa média está em torno de 180 bolsas por dia Foto: FOTO:JAILTON JR./JC IMAGEM


Ao tomar conhecimento da baixa de aproximadamente 50% no estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), o estudante Allan Gomes, de 21 anos, prontamente ligou para a sede no Recife e marcou a doação. "Embora estejamos em uma pandemia, não podemos esquecer da baixa nos bancos de sangue", disse o jovem, que é doador assíduo desde 2017. O déficit no centro, que atualmente responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS, vem sendo observado desde o mês de maio e tem como principal causa a necessidade do distanciamento social, medida tomada pelo poder público para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Apesar do lockdown em cinco cidades da Região Metropolitana - Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata - ter sido finalizado no dia 31 de maio, e o plano de reabertura econômica em Pernambuco estar à,todo vigor em 100 das 185 cidades do Estado, o Hemope ainda não sentiu melhora na quantidade de pessoas que se prontificam à doar. "Ainda não percebemos um aumento. Também estamos em período de chuvas, e nos dias de chuva as pessoas não saem de casa pela interferência na mobilidade", explicou Josinete Gomes, supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope.

Antes da pandemia a coleta chegava a uma média de 300 bolsas por dia. Em junho, essa média está em torno de 180 bolsas por dia. A supervisora reitera que todos os tipos de sangue estão em baixa, e são bem vindos. Além disso, cada doação pode salvar até três vidas."A expectativa é convocar o doador, já que estamos no Junho Vermelho, mês mundial do doador de sangue, incentivando as pessoas para que elas venham também. [...] Você doa o sangue e ele vai ser submetido a um processo de separação de componentes, e você consegue obter o plasma, hemácias e plaquetas", contou Josinete.

O doador Allan Gomes ressaltou que as medidas de distanciamento social, necessárias para evitar a proliferação da covid-19, estão sendo cumpridas no centro. "Quando cheguei, uma pessoa usando uma face shield (escudo facial) me atendeu, uma assistente social estava guiando as pessoas por onde poderiam seguir, e do lado de fora tinha uma tenda, para quem não quisesse esperar dentro. O Hemope não oferece tanto conforto, mas na questão de distanciamento social os protocolos de proteção estavam sendo seguidos".

Como agendar

Para agendar o atendimento no Recife, que funciona de segunda a sábado, basta ligar para o número 0800-081-1535. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira entre as 07h e 19h. Para ligações interestaduais, ligue no (81) 3182-4630.

Já quem quiser agendar na sede de Caruaru, o número é (81) 3719-9569.

Testes de anticorpos em doadores

Texto de Cinthya Leite

Entre as medidas de avaliação da epidemia de covid-19 em Pernambuco, que serão implantadas pelo Governo do Estado para garantir a segurança na retomada da economia, está a realização de um inquérito de soroprevalência de anticorpos anti-SARS-CoV-2 em doadores de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

Para realizar o estudo de monitoramento da epidemia e do plasma sanguíneo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fechou uma parceria com o Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco, com o objetivo de acompanhar o ciclo da doença na população pernambucana. O projeto, que terá duração de 12 meses, analisará retrospectivamente amostras de janeiro a maio deste ano. Também serão avaliadas prospectivamente amostras de junho a dezembro, também deste ano. Ao todo, serão testadas 18 mil amostras de doadores de sangue para verificar a frequência de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2.

Inquéritos sorológicos são importantes, ao longo desta epidemia, porque avaliam a proporção de indivíduos já infectados pelo novo coronavírus. No cenário atual de políticas bastante restritivas quanto ao contato social, conhecer a prevalência de infecção na população e, consequentemente, o número de pessoas ainda susceptíveis ao adoecimento, é essencial para planejar a volta gradativa às atividades normais da população.

TAGS
brasil pernambuco doação de sangue
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory