Um "ônibus catraca" tem despertado a curiosidade de quem transita pelo Terminal Integrado (TI) de Afogados, localizado no bairro com o mesmo nome, na Zona Oeste do Recife. O veículo fica parado no portão do TI e serve como catraca móvel para controlar o acesso de passageiros ao local.
Para utilizar o "ônibus catraca" os passageiros sobem pela porta dianteira do ônibus, pagam o valor de R$ 3,45, que equivale ao valor da passagem de ônibus do Anel A e descem, já dentro do Terminal, pela porta do meio ou traseira do veículo. Além de ter acesso aos ônibus do TI, os usuários também podem utilizar o metrô do Recife, que tem tarifa no valor de R$ 4.
De acordo com o Grande Recife Consórcio, o "ônibus catraca" foi colocado no local, porque a circulação de ônibus e usuários no local começa antes mesmo da operação do metrô. Segundo eles, assim que a Estação Afogados abre suas portas, o Consórcio desativa o sistema de catraca móvel e os passageiros passam a acessar o terminal pela catraca do Metrô.
Procurada pela reportagem do JC, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é a responsável por operar o metrô do Recife, informou que um acordo entre a empresa e o Grande Recife permite que a prática seja realizada.
Algumas estações que contam com Terminais Integrados, como Barro, Prazeres e Cajueiro Seco e outras possuem uma bilheteria fixa dentro do local e permitem que os passageiros entrem pagando o valor do bilhete do ônibus.