Coronavírus

Além do Recife, veja as cidades que já liberaram o banho de mar no litoral de Pernambuco

Cidades como Jaboatão dos Guararapes e Itamaracá ainda não liberaram o acesso ao mar

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/07/2020 às 11:43 | Atualizado em 21/07/2020 às 10:32
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A liberação do banho de mar no Recife ocorre quase um mês após a gestão municipal autorizar a volta das atividades físicas individuais nas praias, calçadões e parques - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Atualizada às 10h32 do dia 21/07/2020

Alguns dias após a capital liberar o banho de mar em suas praias, a partir desta terça-feira (21), todas as cidades do litoral pernambucana passaram a permitir a prática. No Recife, o primeiro dia ocorreu na a partir desta quinta-feira (16), quando se comemora o feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo. Nos municípios, o acesso ao mar está permitido, mas cada um obedece regras específicas determinadas pelas gestões. 

O anúncio da reabertura das praias do Recife foi realizado na tarde dessa terça-feira (14). A liberação ocorre quase um mês após a gestão municipal autorizar a volta das atividades físicas individuais nas praias, calçadões e parques, que estavam fechados por causa da pandemia do novo coronavírus. Além disso, após mais de 100 dias sem funcionar, os quiosques poderão ser reabertos.

Nesta quinta, os quiosques funcionam abertos das 15h às 20h, mas a partir da sexta-feira (17), o horário de funcionamento será das 6h às 20h. Apesar de o banho de mar está permitido, os banhistas não poderão levar cadeiras, guarda-sóis e isopor. Os dez banheiros públicos que ficam na orla do Pina e de Boa Viagem estarão abertos, das 6h às 20h.

Veja onde se pode tomar banho de mar em Pernambuco

Recife

Na capital, desde o dia 2 de julho, a prática de atividades físicas individuais com orientação de profissionais de educação física nos parques, praias e orla estava liberada. As atividades sem um profissional já poderiam ser feitas desde 20 de junho. Nesta quinta (16), os banhistas poderão entrar nas praias de Boa Viagem e do Pina. A máscara segue tendo que ser usada, quando a pessoa estiver fora do mar.

A Feirinha de artesanato da Pracinha de Boa Viagem também irá voltar às atividades na quinta, funcionando das 15h às 20h. Apesar de a liberação ocorrer nesta quinta, algumas pessoas vêm desrespeitando a determinação das autoridades. No último domingo (12), a reportagem do Jornal do Commercio flagrou milhares de pessoas tomando banho de mar, abrindo guarda sol, cadeira e estendendo a toalha na areia.

Paulista

Desde o dia 22 de junho, as praias da cidade do Paulista tiveram o banho de mar liberado, através do decreto 068/2020. No município, estão permitidas caminhadas, prática de esportes individuais e o banho de mar. Seguem vetadas barracas e o consumo de alimentos e bebidas na faixa de areia. As secretarias de Segurança Cidadã e Defesa Civil continuam realizando abordagens educativas para orientar as pessoas sobre o uso de máscara e evitar aglomerações. A abertura dos quiosques está prevista para o dia 20 de julho.

Ipojuca

Em Ipojuca, a liberação de atividades nas praias acontece a partir de fases. No momento, a cidade está na segunda fase, sendo permitida a prática de esportes individuais e o banho de mar, das 4h às 16h. Segue proibido o uso de cadeiras, guarda-sóis e de isopor. Na primeira fase, as praias do município, como Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi, ficaram abertas das 4h às 12h.

Segundo a prefeitura, o próximo passo, que ainda não tem data para acontecer, será o retorno das atividades dos barraqueiros e ambulantes na praia, obedecendo critérios sanitários e de prevenção contra o coronavírus. O uso de máscaras na faixa de areia é obrigatório.

Cabo de Santo Agostinho

O banho de mar e a prática de atividades esportivas individuais foram liberados no Cabo de Santo Agostinho no dia 1º de julho. Nas praias como Itapuama, Pedra de Xaréu, Enseada dos Corais, Paiva, Suape, Gaibu e Calhetas, é exigido que as pessoas cumpram o distanciamento social e o uso de máscara quando a pessoa estiver fora do mar. Guarda-sóis, cadeiras e isopor não podem ser utilizados nas praias do município por enquanto.

Tamandaré

Em Tamandaré, as praias estão liberadas para a prática de atividades ao ar livre e banho de mar, sem restrição de horário. A cidade está na 5ª etapa do Plano de Convivência com a covid-19. Seguem vetados o comércio, passeios náuticos, o funcionamento de restaurantes, além do uso de cadeiras, guarda-sóis e isopor na faixa de areia. O uso de máscara é obrigatório.

Olinda

O acesso ao mar nas praias do município de Olinda foi liberado a partir desta sexta-feira (17). Em decreto assinado nessa quinta (16), foi permitido o banho de mar e a prática de esportes na areia até as 17h. Além disto, também haverá a reabertura dos quiosques na orla, que não podem vender bebidas alcoólicas, e funcionarão das 6h às 20h. O uso de máscara continua sendo obrigatório. Os banhistas não podem fazer uso de barracas, guarda-sóis, cadeiras, isopor e caixas térmicas. 

Jaboatão dos Guararapes

Com a estabilização de novos casos do novo coronavírus em Jaboatão dos Guararapes, o banho de mar estará liberado nas praias do município desde sábado (18). O decreto assinado pelo prefeito Anderson Ferreira, na sexta-feira (17), deixa claro que os banhistas terão que seguir uma série de protocolos para evitar possíveis contágios. O uso de máscara é obrigatório quando a pessoa estiver fora da água, assim como o distanciamento social para evitar aglomerações. Caminhadas na faixa de areia e no calçadão, e passeios de bicicleta nas ciclofaixas já estavam permitidos desde o dia 21 de junho.

São José da Coroa Grande

A partir da segunda-feira (20), turistas e moradores da região podem voltar a frequentar a orla para fazer caminhadas e praticar esportes individuais, tomar banho de mar e nadar com os peixinhos próximo aos bancos de areia. A visita à Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais já havia sido autorizada na semana passada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cabendo a cada município definir as regras de acesso.

Ilha de Itamaracá

Itamaracá alterou, nesta segunda-feira (20), as medidas de isolamento social e reabriu bares, restaurantes e academias de ginástica. Conforme decreto assinado pelo prefeito Mosar Tato (PSB), a proibição de acesso a partir da Ponte Getúlio Vargas ou pelos pontos de desembarque fluvial ou marítimo passa a restringir-se aos que se dirijam à ilha utilizando veículos de turismo (ônibus, vans ou similares) ou transporte alternativo de outros municípios. O acesso às praias do município para caminhadas, práticas de exercícios individuais e banho de mar está autorizado desde que as pessoas mantenham o distanciamento social e utilizem os itens de proteção individual. A frequência deve ocorrer entre das 6h às 18h. 

Goiana

Em Goiana, a permissão da prática ocorreu após uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, que aconteceu nessa segunda-feira (20). Com isso, o banho de mar em praias como Ponta de Pedras, Carne de Vaca e Barra de Catuama pode ocorrer, de acordo com alguns protocolos estabelecidos pela prefeitura

 

Comentários

Últimas notícias