Atualizada às 12h15
As únicas cidades do litoral pernambucano que ainda estavam com o banho de mar proibido devido à pandemia do novo coronavírus, Goiana e a Ilha de Itamaracá, ambas na Região Metropolitana do Recife (RMR), liberaram a atividade a partir desta terça-feira (21). Em Goiana, a permissão da prática ocorreu após uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, que aconteceu nessa segunda-feira (20). Com isso, na cidade, o banho de mar em praias como Ponta de Pedras, Carne de Vaca e Barra de Catuama pode ocorrer, de acordo com alguns protocolos estabelecidos pela prefeitura. Outros municípios da RMR, como Recife, Olinda, e Jaboatão dos Guararapes, já haviam permitido o acesso ao mar.
Nessa segunda, a prefeitura de Itamaracá alterou as medidas de isolamento social e reabriu bares, restaurantes e academias de ginástica. O acesso às praias do município para caminhadas, práticas de exercícios individuais e banho de mar está autorizado desde que as pessoas mantenham o distanciamento social e utilizem os itens de proteção individual. Em Itamaracá, não está permitido uso de cadeiras, guarda-sol ou recipientes para acondicionamento de alimentos ou bebidas e a prática de exercícios coletivos. Fica proibido também o comércio de ambulantes, para venda de alimentos ou quaisquer outros itens, aos frequentadores das praias. A frequência deve ocorrer das 6h às 18h.
Em Goiana, o acesso às praias foi liberado a partir do decreto nº 044/2020, publicado nesta terça-feira (21). Com o documento, foi liberado o funcionamento de restaurantes e lanchonetes, academias de ginástica e dos mercados públicos, além da prática de atividades físicas individuais e o banho de mar, ambas permitidas até as 17h. Não está liberado o uso de barracas, guarda-sóis, cadeiras, isopor e caixas térmicas.
Os bares e quiosques localizados na orla só podem atender das 6h às 20h, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas, garantindo o distanciamento de um metro e meio entre as mesas. Nos estabelecimentos, também não pode ter apresentações ao vivo e deve ser disponibilizado álcool em gel para os clientes. Goiana registrou, até essa segunda (20), 30 novos casos do novo coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico. Ao todo, o município contabiliza 736 casos confirmados da doença, com 61 óbitos. Atualmente, 53 casos estão em investigação.
Academias de ginástica e mercados públicos
Além das normas para o acesso às praias de Goiana, o decreto também estabelece as regras para o retorno das atividades de academias e dos mercados públicos da cidade. No caso das academias, os estabelecimentos devem definir o limite máximo de alunos, obedecendo à proporção de uma pessoa a cada dez metros quadrados. Os pés e calçados devem ser higienizados antes das pessoas entrarem na academia, além de manter o distanciamento de um metro e meio entre cada aluno. Uso de máscaras é obrigatório e, entre outras determinações, é preciso higienizar a academia de duas a três vezes por dia, sem a presença dos clientes.
No caso dos mercados públicos e restaurantes, está proibida a prática de self service, assim como a manipulação ou prova de alimentos pelos clientes, como carnes, peixes, frutas e verduras, entre outras regras específicas do setor. O horário de funcionamento será das 5h às 13h, de quarta-feira a sábado.
Liberação do banho de mar
A liberação do banho de mar no litoral pernambucano foi feita de forma gradativa, a partir das determinações das prefeituras. No Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, a prática já era permitida desde o dia 1º de julho. Já a capital pernambucana teve o acesso ao mar liberado na última quinta-feira (16), seguido de Olinda, que liberou na sexta (17).
Em Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, o primeiro dia com o banho de mar liberado foi no último sábado (18). Apesar de cada município ter regras específicas para o acesso às praias, em todos os casos é obrigatório o uso da máscara quando a pessoa não estiver na água, assim como está proibido o uso de cadeiras, guarda-sóis e caixas térmicas.
Comentários