Faleceu nesta sexta-feira (10), aos 80 anos, a arquiteta e paisagista Janete Freire, responsável pela requalificação de praças e jardins do Recife e primeira profissional contratada para fazer as decorações de Natal e Carnaval da capital pernambucana. Segundo informações repassadas pela família, Janete teria falecido em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus (covid-19). O corpo da paisagista foi sepultado ainda nesta sexta-feira.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus
"Janete vinha com problemas de saúde há um tempo, se locomovia utilizando cadeira de rodas. A família informou que o falecimento se deu em decorrência de um quadro de covid", conta a ex-deputada Terezinha Nunes, que tinha uma relação próxima com a arquiteta. Segundo ela, durante as gestões de prefeito e governador do agora senador Jarbas Vasconcelos, Janete Freire foi responsável pelo paisagismo e recuperação de praças como a de Casa Forte, do Entroncamento e do Internacional, nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Também foi responsável pelos jardins que margeiam a Avenida Agamenon Magalhães. "Essas obras eu me lembro bem, mas outras recuperações também foram fruto do trabalho dela. Janete ia para o meio da rua, mexia na terra, era fotografada em meio às intervenções. Deixa uma grande obra para a cidade."
Jarbas Vasconcelos (MDB) também se pronunciou sobre a morte da arquiteta, lamentando o tempo "triste" e "de muitas perdas". O senador falou sobre a contribuição da paisagista para a cidade. "Seu talento e olhar diferenciado para os espaços públicos transformaram e embelezaram largos, jardins, praças, parques e logradouros. Tive o privilegio de contar com sua parceria, trabalho e inspiração quando fui prefeito do Recife e também quando estive à frente do Governo do Estado. Janete foi uma colaboradora zelosa que ajudou a tornar a cidade mais aprazível para os moradores e convidativa aos visitantes. Expresso com pesar seu falecimento, enviando abraço solidário a sua família e amigos próximos", disse, em nota.