Procape fecha enfermaria e UTI pediátrica por causa de funcionários com suspeita de coronavírus

A gestão executiva informou que outros funcionários precisaram ser afastados por estarem no grupo de risco
JC
Publicado em 01/08/2020 às 18:08
REFERÊNCIA O Procape é um dos principais centros destinados ao tratamento de enfermidades cardiovasculares no Norte/Nordeste Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


O Pronto-Socorro Cadiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) anunciou, neste sábado (1º), o fechamento temporário da enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. A decisão foi tomada após cerca de 30% do corpo de enfermagem (enfermeiros e técnicos) precisar se afastar das atividades, alguns por suspeita do novo coronavírus e outros por fazerem parte do grupo de risco.

Segundo informou a gestão executiva da unidade de saúde, foi necessário o remanejamento de pessoal para atendimento de pacientes com a covid-19. Com o afastamento e remanejamento dos funcionários, a capacidade de atendimento da enfermaria e UTI pediátrica foi reduzida. A gestão informou que "todos os cuidados de prevenção de infecção foram mantidos de acordo com os protocolos de saúde".

A enfermaria pediátrica, de acordo com a gestão, deve reabrir quando o quantitativo de pessoal for normalizado.

Leia a íntegra da nota

"A gestão executiva do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) esclarece que a enfermaria pediátrica e os leitos da UTI pediátrica foram fechados por falta de pessoal. Muitos funcionários do hospital, cerca de 30% do corpo de enfermagem (enfermeiros e técnicos), foram afastados por suspeita da Covid-19 e outros por fazer parte do grupo de risco. Sendo assim, foi necessário o remanejamento de pessoal dentro do hospital e seu direcionamento para atender os pacientes com o novo coronavírus..

A gestão ainda explica que a capacidade de atendimento dos dois setores foi reduzida. No entanto, durante a pandemia a taxa de ocupação do hospital caiu para menos de 50%. Além disso, todos os cuidados de prevenção de infecção foram mantidos de acordo com os protocolos de saúde.

Com relação à marcação de consultas, desde o dia 01 de julho de 2020, a unidade retomou os atendimentos ambulatoriais gradativamente, segundo as normas da vigilância sanitária.

A enfermaria pediátrica deve reabrir quando o quantitativo de pessoal for normalizado". 

Profissionais de saúde infectados

No boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que 18.994 profissionais de saúde em Pernambuco já foram infectados pelo novo coronavírus. Além disso, outros 25.919 que apresentaram sintomas de gripe tiveram o resultado negativo. 

As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual ou municipal) ou privada.

TAGS
pernambuco coronavírus covid-19 saúde pandemia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory