A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), firmou parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para efetuar a distribuição de 300 litros de hipoclorito de sódio (componente normalmente usado em água sanitária) para higienização de superfícies, insumo importante para prevenção contra a covid-19.
Todo o material de higienização está sendo preparado pelo Centro Acadêmico de Vitória, fortalecendo cada vez mais a parceria entre Amupe e UFPE, que começou em junho e já conseguiu testes do tipo RT-PCR, “padrão ouro”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com um custo mínimo para mais de 122 municípios.
O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, afirmou que a parceria já doou 160 testes, também do tipo RT-PCR, para territórios indígenas de Pernambuco. “Como sempre falo, é um trabalho conjunto que tem como principal objetivo poupar vidas e a Amupe está ao lado de cada cidadão pernambucano. A parceria com a UFPE é importantíssima, um marco no municipalismo pernambucano, pois traz a academia para mais perto dos municípios”, enfatizou.
Para o professor José Eduardo Garcia, diretor do CAV, “a Universidade está ampliando cada vez a sua presença no interior do Estado. Já existem inúmeros projetos da UFPE no interior e essa parceria com a Amupe reforça essa perspectiva de ampliação de projetos de pesquisa, ensino e extensão nos municípios. Este é um interesse muito forte da Universidade”, concluiu.