A prevenção contra o novo coronavírus mudou a rotina de muitas pessoas, inclusive a de idosos que vivem em casas geriátricas e não podem receber visitas, sentindo, assim, falta de carinho. Para amenizar o momento difícil de distanciamento social, a "Cortina de Abraços", ação que vem sendo realizada em todo Brasil, aporta nesta sexta-feira (7) no Lar de Jesus, no bairro da Torre, na Zona Norte do Recife e Casa Padre Venâncio, na Zona Oeste da capital pernambucana, para beneficiar cerca de 100 idosos com abraços.
A troca de carinho será possível graças a uma cortina confeccionada com um plástico muito resistente e que não permite contato físico entre as pessoas, mas garante que o abraço seja dado com bastante segurança. A peça tem assinatura da artista plástica Diná Rocha. A ideia da ação surgiu da empresária Cleusa Maria da Silva, da Sodiê Doces, que possui uma unidade na galeria Derby Center.
A iniciativa foi uma forma segura que a empresária encontrou para distribuir abraços para os idosos e também distribuir bolos da marca, com a atenção em atender também os que possuem diabetes e intolerância a lactose por meio da linha Zero Açúcar.
A cortina irá permanecer nos locais por período indeterminado para garantir conforto emocional aos idosos, que sentem falta de companhia e visitas familiares. Segundo o projeto, os protocolos de higienização serão rigorosamente cumpridos, para garantir a proteção e a segurança de todos. Para Cleusa, não receber um abraço de quem se ama há meses é desolador.
Ação teve início em São Paulo e vem acontecendo em todo o Brasil. Na última terça-feira (4) a ação foi realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e nesta quinta-feira (6) foi a vez de Salvador, na Bahia, receber o projeto.