Duas das cinco pessoas feridas no grave acidente envolvendo um grupo de motociclistas e um vereador pernambucano na PE-96, em Água Preta, na Zona da Mata, no último domingo (23), foram levadas para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, e seguem em observação. A colisão deixou três pessoas mortas e, segundo a polícia, foi causada pelo vereador de Brejo da Madre de Deus, Pedro Marconi de Souza Barros, 61 anos, filiado ao PTC.
Ainda de acordo com informações iniciais repassadas pela polícia, ele dirigia uma caminhonete e estaria estaria em alta velocidade e na via contrária, quando atropelou o grupo de motociclistas. Instantes após o ocorrido, as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu para hospitais em Barreiros e Palmares, também na Zona da Mata.
Um dos mortos foi sepultado na segunda-feira (24), em Gravatá. As outras duas vítimas, um homem e uma mulher, foram sepultados na manhã desta terça (25), em Maceió.
As vítimas internadas no HR são duas mulheres, uma de 23 anos e outra de 44. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, a primeira passou por uma cirurgia no fêmur, está na sala de recuperação e estável. A segunda não teve fraturas e encontra-se na unidade de trauma, sob observação da equipe respectiva e também estável.
O estado de saúde dos outros três feridos, dois homens e uma mulher, foi informado por um representante do grupo de motociclistas chama-se Esquadrão do Asfalto. O homem que sofreu o primeiro impacto no acidente era piloto de uma das motocicletas e está hospitalizado, mas a família não deu muitos detalhes, apenas deixou claro que ele passa bem.
O outro homem ferido no acidente também pilotava uma das motos. Ele teve uma fratura na clavícula, foi examinado, medicado, está estável e aguarda por cirurgia que deve ser realizada ainda nesta terça-feira.
A única pessoa entre os feridos que já recebeu alta é a namorada do piloto que sofreu uma fratura na clavícula. Ela estava na garupa da moto quando, sofreu poucas escoriações, foi levada para o hospital, examinada, medicada, recebeu alta e já está acompanhado o companheiro, que passará por cirurgia.
Segundo a Polícia Civil, Pedro Marconi foi autuado em flagrante delito, suspeito de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) de trânsito e lesão acidental no trânsito. Pedro Marconi de Souza Barros disse à polícia que teve "um apagão". Ele foi autuado por lesão corporal e homicídio culposo e passará por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira (24).
O Esquadrão do Asfalto e é formado por condutores do Recife e de Maceió. Eles costumam sair em comboio para passeios em estados da região. No momento do acidente, o grupo seguia para Maragogi, em Alagoas, onde participaria de uma ação solidária.
"O que foi apurado até agora é que o motorista vinha em alta velocidade praticando algumas manobras perigosas. Após uma curva ele se chocou de frente com esse comboio de 30 motociclistas", explicou a delegada de plantão, Juliana Bernart.
Um vídeo registrou o exato momento do acidente. Uma pessoa que faz parte do grupo estava no acostamento, filmando a passagem dos motociclistas pela PE-96. Após alguns segundos, ouve-se o barulho da colisão. Segundo o portal NE10 Interior, a Polícia Militar informou que o vereador foi levado para a Delegacia de Palmares para realizar teste de bafômetro e o resultado foi normal.