outubro rosa

Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, municípios do Grande Recife, realizam ações em virtude do Outubro Rosa

Mulheres poderão realizar exames gratuitos de mamografia

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 05/10/2020 às 19:26 | Atualizado em 05/10/2020 às 19:41
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO CABO
No Cabo de Santo Agostinho, a Campanha vai levar exames gratuitos de mamografia, preventivo e orientações sobre o câncer de mama - FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO CABO

No Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, moradoras do município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, terão acesso a uma campanha que conta com exames gratuitos de mamografia, preventivo e com orientações sobre a doença. A ação foi iniciada nesta segunda-feira (5), com atendimentos para mulheres de Juçaral, na área rural da cidade.

Além de exames realizados no caminhão da mamografia, nesta segunda também houve testes rápidos de HIV e Sífilis e citologia oncótica (preventivo). De acordo com a Prefeitura do Cabo, a pretensão é de oferecer o dobro de exames de mama realizados mensalmente. As ações acontecerão pela manhã, a partir das 8h.

Durante a campanha, as 42 Unidades de Saúde da Família (USFs) terão um dia a mais na semana para a realização do exame preventivo e da solicitação dos exames de mamografia, do auto exame e do exame clinico das mamas. Devido à pandemia do novo coronavírus, não serão entregues informativos físicos, no entanto, as equipes das unidades irão dar palestras de orientação a respeito do Outubro Rosa, o autocuidado na saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama.

Nos locais, serão distribuídas 50 fichas para que seja realizado o exame citopatológico, mais conhecido como o Papa Nicolau, de mamografia, teste rápido de HIV e sífilis. Devem realizar o exame todas as mulheres que possuem uma vida sexual ativa. Já a mamografia é oferecida para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Para ser atendido, é necessário que as mulheres levem o cartão do Sistema Único de Saúde e um documento com foto. Também é necessário fazer o uso máscara e evitar aglomerações nos locais.

Veja os locais onde irão ocorrer a programação:

DATA: 08/10 (Quinta) – LOCAL: USF Enseada dos Corais

ATIVIDADES OFERECIDAS: Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.

DATA: 15/10 (Quinta) – LOCAL: CRSM2/Ponte dos Carvalhos

ATIVIDADES OFERECIDAS: Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.

DATA: 20/10 (Terça) – LOCAL: Praça da Igreja de Pontezinha 

ATIVIDADES OFERECIDAS: Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.

DATA: 20/10 (Terça) – LOCAL: USF Mercês

ATIVIDADES OFERECIDAS: Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.

DATA: 23/10 (Sexta) – LOCAL: CRSM1 (Cabo/Centro)

ATIVIDADES OFERECIDAS: Solicitação de Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.

Ipojuca

Vizinha do Cabo, a cidade de Ipojuca também irá promover ações em alusão ao Outubro Rosa. Em Porto de Galinhas, praia que é um dos cartões postais de Pernambuco, foi posicionada, na rua das piscinas naturais, uma jangada com a vela que remete à campanha. Já na rotatória da entrada do centro do município, foi instalado um laço rosa luminoso que ficará aceso à noite.

Além disso, ao longo do mês outras iniciativas também serão realizadas pelo município. Serão pintadas de rosa as pistas de cooper da Academia da Saúde, em Ipojuca Centro, e da Praça do Skate em Nossa Senhora do Ó, além da faixa de pedestre em frente ao Hospital Carozita Brito, também em Nossa Senhora do Ó. Também serão distribuídos laços alusivos à campanha entre as servidoras e no comércio do centro de Ipojuca.

Outra ação importante é o retorno do cronograma do ônibus de mamografia, que teve o serviço interrompido devido à pandemia. A volta dos exames ocorrerá a partir do dia 8 de outubro, com a quantidade de 80 atendimentos por dia.

O foco dos exames é o público feminino de 50 a 69 anos. Em casos fora da faixa etária é importante descrever no encaminhamento a justificativa.

Confira o calendário de atendimento do ônibus de mamografia

08/10 Ipojuca (Espaço do SAE, antiga Policlínica)

16/10 Nossa Senhora do Ó (Hospital Carozita)

22/10 Camela (proximidades da Policlínica)

23/10 Porto de Galinhas (proximidades da Policlínica)

29/10 Serrambi (proximidades do SPA)

30/10 Ipojuca (Espaço do SAE, antiga Policlínica)


 

Comentários

Últimas notícias