Quem teve o celular roubado ou furtado em Pernambuco neste ano pode ter o aparelho recuperado nesta sexta-feira (9). A Polícia Civil e a Polícia Militar de Pernambuco vão realizar, às 10h30, o primeiro mutirão de entrega de telefones desde o início da pandemia. Nesta terceira edição do Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta, serão devolvidos 462 equipamentos perdidos e cadastrados no sistema do Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social. A ocasião também marca o lançamento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do programa pelo WhatsApp, para que usuários possam tirar dúvidas e fazer consultas sobre o cadastro, e a premiação de unidades policias pelo bom desempenho na recuperação dos dispositivos.
- Polícia mira organização suspeita de lavagem de dinheiro e receptação no Grande Recife
- Polícia conclui investigação sobre tiroteio que deixou três mortos na Zona Sul do Recife
- Suspeitos da morte de torcedor do Sport, membros de uniformizada do Santa Cruz são presos pela Polícia Civil
- Polícia faz operações no interior de Pernambuco mirando roubos, homicídios e adulteração de veículo
- Polícia Civil desarticula quadrilhas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas no Agreste e Sertão de Pernambuco
Os proprietários receberam uma intimação com as informações de como será a retirada dos celulares. A identificação é feita a partir do registro do número do IMEI no Alerta Celular e também por boletim de ocorrência (BO). Só no Recife, 200 aparelhos serão devolvidos. Os demais estarão disponíveis nas delegacias da Região Metropolitana onde foram recuperados.
As entregas foram descentralizadas para evitar aglomerações neste período de pandemia. As primeiras devoluções acontecem na Sede Operacional da PCPE, em Santo Amaro, nesta sexta, com distribuição de álcool em gel e de máscaras descartáveis para quem não tiver.
Alerta Celular
Através da plataforma Alerta Celular, o cidadão pode cadastrar os dados do aparelho e ser avisado caso o dispositivo seja recuperado. Para isso, basta inserir as informações de IMEI, modelo e número de telefone no site da SDS. Nas abordagens a suspeitos, os policiais verificam se o IMEI dos celulares encontrados correspondem a algum aparelho cadastrado no sistema e se há queixa de furto ou roubo.
O IMEI é uma sequência numérica de 15 dígitos que pode ser verificada tanto na caixa do aparelho como na nota fiscal. Outra forma rápida de consegui-la é discando para o número *#06# no próprio celular. Depois, é só anotar e realizar o cadastro no programa Alerta Celular.
Canal de orientação pelo WhatsApp
Nesta sexta, a SDS passa a disponibilizar o número (81) 98494.3219 como canal de atendimento pelo aplicativo WhatsApp, pelo qual os usuários poderão tirar dúvidas e concluir o cadastro. O serviço vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Atualmente, há 500 mil telefones cadastrados no banco de dados do programa. Esse número é apenas 5% do total de celulares existentes em Pernambuco. A expectativa é de que, com o canal para tirar as dúvidas, a quantidade de dispositivos inseridos possa aumentar.
Queda nos crimes
Com a implantação do programa e de ações integradas de prevenção e repressão aos crimes contra o patrimônio, o Estado conseguiu reduzir o número de roubos e furtos de aparelhos. Em 2020, foram 24.763 ocorrências - 32,44% a menos em relação ao mesmo período de 2019, foram registrados 36.656 crimes. Desde o lançamento do Alerta Celular, em março de 2017, foram recuperados 26.467 aparelhos, uma média de 33% do total de celulares roubados ou furtados.
Destaques são premiados
Os órgãos de segurança que se destacaram na apreensão de celulares em Pernambuco serão agraciados com o prêmio Destaque Alerta Celular. A iniciativa é uma forma de incentivar os procedimentos operacionais que possibilitem a criminalização dos suspeitos e a restituição dos bens. Receberão a distinção os delegados das Delegacias de Casa Amarela e da Macaxeira, no Recife, e os comandantes do 4º Batalhão, de Caruaru, e do 17º BPM, em Paulista.
Comentários