Mulheres que perderam a mama no tratamento contra o câncer serão beneficiadas com a reconstrução mamária de forma gratuita. A Motiva Implantes irá beneficiar mais de 60 mulheres em vários estados do Brasil que se encontram na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, quatro mulheres passarão pela reconstrução.
Como forma de marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a ação, no Recife, teve início nessa quarta-feira (14) e segue até o esta sexta (16), em uma parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC – UFPE), localizado na Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital pernambucana.
- Outubro rosa: Sport lança camisa para conscientização ao câncer de mama
- Hospital de Câncer de Pernambuco lança campanha do Outubro Rosa com o tema "Já fez sua mamografia este ano?"
- Mamografias caem 75% durante pandemia; veja onde fazer o exame no Grande Recife durante o Outubro Rosa
- Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, municípios do Grande Recife, realizam ações em virtude do Outubro Rosa
- Secretaria de Saúde de Olinda realiza ação, em Bairro Novo, para celebrar o Outubro Rosa
Além da ação na cidade, a empresa também irá doar próteses para procedimentos que serão realizados em
Florianópolis, São Paulo, Aracaju, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. De acordo com a Motiva Implantes, todas as mulheres selecionadas terminaram o tratamento há alguns anos e não dispunham de condições financeiras para custear um atendimento particular, por isso, estavam na fila de saúde pública havia um bom tempo.
Unidades prisionais de Pernambuco realizam ações de conscientização sobre o Outubro Rosa
Como forma de conscientizar sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, as unidades prisionais de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e da Executiva de Ressocialização (Seres), estão desenvolvendo ações de prevenção destinadas às reeducandas, familiares e servidoras das unidades prisionais.
A programação que está sendo realizada no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo do Curado e no Presídio de Igarassu, conta com profissionais da equipe médica, de fisioterapia, psicólogos, enfermeiros, apoiadores de saúde e assistentes sociais apoiam as ações nas unidades prisionais.
Entre as atividades desenvolvidas estão rodas de diálogo e palestras com informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, assistência médica e orientações sobre o autoexame do câncer de mama.
Já no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, a programação será encerrada no dia 31, Dia D, com a realização de serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.
Comentários