No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), de Vitória de Santo Antão, localizado na Mata Sul de Pernambuco, uma mostra virtual de ciências têm adentrado na rotina dos adolescentes socioeducandos do espaço. Como forma de expor conteúdos de aulas remotas realizadas no período de pandemia, a 1ª Mostra Virtual de Experimentos: Eu, cientista sim!, foi pensada e articulada por professores, além de uma pedagoga e uma agente socioeducativa da unidade.
- Em Caruaru, socioeducandos cultivam horta dentro de unidade da Funase
- Instrutor de automação eletroeletrônica, socioeducando forma segunda turma da Funase em Garanhuns
- Funase arrecada livros para internos provisórios em Caruaru, no Agreste do Estado
- Funase oferta formação online para nova turma de agentes socioeducativos
“As atividades práticas estimulam o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes e são uma forma de treiná-los para que tenham um melhor desempenho nos exercícios. Foi um projeto de atividades remotas desenvolvido junto com os professores da escola da unidade, que vêm acompanhando os estudantes com textos e atividades repassadas a distância”, afirma a agente socioeducativa Niedja Ferreira, envolvida na atividade juntamente com a pedagoga Miriam Santos.
Para cumprir as atividades propostas os estudantes foram orientados por profissionais de educação através de plataforma virtual, e depois puderam manejar produtos como amido de milho e corantes para vivenciar, na prática, alguns experimentos científicos.
Para o gerente do Case Vitória de Santo Antão, Abinoan Barboza, a ação foi essencial para que todo o conteúdo aprendido durante as aulas virtuais fossem postos em prática. “Foi um momento de protagonismo dos alunos, como uma feira de ciências virtual, em que tiveram a oportunidade de demonstrar os conteúdos assimilados nas aulas”, explicou.
Comentários