Reabertura

Expectativa para reinício das aulas presenciais do ensino fundamental nas escolas particulares de Pernambuco

Turmas do 6° ano ao 9°ano das escolas particulares poderão voltar às aulas presenciais na terça-feira (dia 10). Ainda não há data de retorno para a rede pública

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 08/11/2020 às 18:25 | Atualizado em 08/11/2020 às 18:37
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Retorno de aulas presenciais segue protocolo específico que leva em conta a higiene, distanciamento e vigilância para detecção de casos - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE)  estima que todas as escolas particulares de Pernambuco irão reabrir as turmas do ensino fundamental II a partir da próxima terça-feira (10). Nesta data, a rede privada poderá voltar a oferecer aulas presenciais para as turmas de 6º ao 9º do ensino fundamental, seguindo o escalonamento feito pela Secretaria Estadual de Educação. As demais séries que ainda não foram contempladas com o retorno voltam em outras datas.

"Não temos conhecimento de nenhuma escola que não irá voltar a oferecer as aulas para o ensino fundamental", afirmou Arnaldo Mendonça, que faz parte da diretoria do Sinepe. Mendonça estima ainda que entre as famílias que permitirão a volta dos filhos, a adesão seja pequena no início, mas deve crescer ao longo do tempo com o aumento na confiança dos protocolos de segurança.

"A gente acredita que na primeira semana 30% dos alunos do fundamental II compareçam as aulas mas, assim como aconteceu com o ensino médio, chegue aos 50% nas semanas seguintes". Arnaldo Mendonça acredita ainda que a adesão dos alunos do ensino fundamental pode ser até maior do que entre os alunos do ensino médio. "Nas pesquisas que fizemos a expectativa de adesão dos alunos menores é maior do que dos alunos mais velhos, me parece porque os alunos do ensino médio estão mais adaptados ao formato de aulas online", acredita o diretor do Sinepe.

Para o ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano, a liberação será a partir do dia 17 deste mês. Já a autorização para a educação infantil acontece a partir do dia 24 deste mês de novembro. As escolas públicas, tanto estadual como municipal, ainda não têm um cronograma de retorno das aulas presenciais para as turmas de ensino fundamental e infantil.

INDEFINIDO

O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, ao anunciar o cronograma de retorno para estas séries das escolas particulares , no último dia 29, não estipulou datas para as escolas públicas. "Vamos aguardar como será o retorno de todas as séries do ensino médio para depois planejar a volta da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas públicas", justificou o secretário na época.

Fred Amancio lembrou da importância de as unidades de ensino cumprirem o protocolo de retorno das atividades nas escolas. O documento apresenta regras como distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, assim como informações sobre monitoramento e orientações e de vigilância epidemiológica.
Desde o início da reabertura das escolas em Pernambuco, no dia 9 de outubro último, sete escolas do Grande Recife, todas privadas, registram casos de covid-19 por alunos ou funcionários. Nessas escolas as atividades foram suspensas total ou parcialmente por até 14 dias.

CONTRA

A retomada das aulas das turmas de ensino fundamental e infantil chegou a ser reivindicada com um protesto em frente ao Palácio do Governo, no último dia 29, pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE). Já o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE) se manifestou através de nota, contrário a volta das aulas presenciais “pelo risco que representa”.

 

Comentários

Últimas notícias