POLÍCIA

Polícia faz buscas na Prefeitura de Palmares em operação contra peculato e falsificação de documentos

São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de sequestros de bens e valores, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, em três cidades do Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/12/2020 às 7:15 | Atualizado em 18/12/2020 às 14:07
DIVULGAÇÃO/PCPE
Ainda não se sabe por qual motivo a prefeitura é alvo de buscas - FOTO: DIVULGAÇÃO/PCPE

Matéria atualizada às 15h20

A Polícia Civil de Pernambuco realiza, na manhã desta quinta-feira (17), buscas na sede e na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Palmares, na Zona da Mata do Estado, durante operação que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato e falsificação de documentos. Conforme apuração do Blog de Jamildo, o prefeito Altair Júnior (MDB) também é alvo. Além do município, ainda são cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e sequestro de bens no Recife, capital, e em Água Preta, também na mata pernambucana, mas não se sabe onde.

Ao todo, a 69ª Operação de Repressão Qualificada do ano, a Fim de Jogo, cumpre 11 mandados de buscas, além de sequestros de bens e valores, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. A ação é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência do Delegado Diego Pinheiro, Titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção - 2ª DECCOR, integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

As investigações começaram em janeiro de 2020 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), contando também com a participação do laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB) e com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE). A operação conta com a participação de 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

De acordo com o delegado Diego Pinheiro, o inquérito instaurado em janeiro deste ano investigou convênios firmados entre a prefeitura, através da Secretaria de Esportes, e uma liga desportiva privada, nos anos de 2017 e 2018. A investigação teve início após o recebimento de denúncias anônimas.

O desvio de verbas da prefeitura foi comprovado pela polícia. O delegado Diego Pinheiro informou que a estimativa é de que mais de R$ 500 mil tenham sido desviados. Os acusados deverão responder pelos crimes de organização criminosa, peculato e falsificação de documentos. 

Em nota a Prefeitura de Palmares disse que o prefeito, Altair Junior, não obstruiu e nem tampouco agiu de forma dolosa, e diz que o mesmo encontrasse à disposição para colaborar com as investigações.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Palmares:

Nota Oficial da Prefeitura de Palmares

A Prefeitura dos Palmares vem a público esclarecer que a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Civil na última quinta-feira (17), em Recife e nas cidades de Água Preta e Palmares ocorreram dentro do procedimento investigatório que apura, exclusivamente, fatos que foram objetos de uma CPI , que foi arquivada no ano de 2019.

Dentro deste procedimento investigatório, foi realizada inclusive, oitiva e prestados os devidos esclarecimentos sobre os fatos no primeiro semestre do corrente ano, ao DRACCO, pelo chefe do Poder Executivo Municipal, Prefeito Altair Junior, quando naquela oportunidade o mesmo se colocou à disposição das autoridades para outros esclarecimentos quanto à investigação em curso.

Neste ínterim, o Prefeito Altair afirma que não causou nenhum dano ao erário público nem tampouco agiu dolosamente e nem mesmo obstruiu, em momento algum, os procedimentos de busca e apreensão em epígrafe e permanece à disposição das autoridades competentes.

Palmares, 18 de dezembro de 2020
Assessoria de Comunicação

Comentários

Últimas notícias