FESTIVIDADES

No Recife, pandemia da covid-19 altera celebrações de Natal das igrejas

A restrição de público nos eventos é uma das principais mudanças deste ano

Danielle Santana
Cadastrado por
Danielle Santana
Publicado em 21/12/2020 às 14:55 | Atualizado em 21/12/2020 às 16:51
Fotos: Ashlley Melo/ Acervo JC Imagem
Tradicionalmente celebrada no Quartel do Derby, a Missa da Vigília de Nata deste ano acontecerá no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima - FOTO: Fotos: Ashlley Melo/ Acervo JC Imagem

Matéria atualizada às 16h49

As tradicionais celebrações de Natal realizadas pelas igrejas estarão diferentes neste ano. Apesar de estarem enfrentando mudanças nos formatos das festividades por causa da pandemia covid-19, as igrejas estão buscando maneiras de se conectar com os fiéis durante a data e manter o espírito natalino, mesmo que virtualmente.

Com o objetivo de adequar as festividades aos padrões de higiene necessários para evitar a propagação do coronavírus, umas das principais mudanças dos eventos religiosos durante este fim de ano será a restrição de público. Mas, a limitação física dos espaços não deverá impedir que os fiéis acompanhem as celebrações, já que elas serão transmitidas pela internet.

Na última segunda-feira (14), o governo do Estado definiu algumas regras para as celebrações religiosas em Pernambuco. A Secretaria de Saúde (SES-PE) determinou a necessidade de distanciamento entre fiéis, uso obrigatório de máscaras e limitação de 50% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 700 presentes. A medida foi baseada no atual momento epidemiológico do Estado. Mesmo antes de terminar, dezembro já é o mês com mais registros da covid-19 em Pernambuco deste setembro. Foram 23.876 confirmações em 21 dias. 


Realizada pela Igreja Católica, a tradicional Missa da Vigília de Natal, por exemplo, precisou ser adaptada. Com o objetivo de evitar aglomerações, somente 500 pessoas poderão participar presencialmente da celebração que acontecerá nesta quinta-feira (24), no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, no centro do Recife. Quem não conseguir participar presencialmente poderá assistir a celebração através do canal do YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Procurada por católicos que buscam celebrar a noite de Natal se conectando com a religião, a missa será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Tradicionalmente, a vigília costuma ser celebrada no Quartel do Derby, no centro do Recife. A mudança de local neste ano acontece como medida sanitária, para que o número de pessoas seja controlado com mais facilidade, diminuindo os riscos de contaminação pelo conoravírus.

O santuário disponibilizará 300 lugares nos bancos da igreja, número que representa 30% da capacidade total do local. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Na área localizada por trás da igreja, outros 200 lugares estarão disponíveis, um telão será instalado no local. Os fiéis que desejarem entrar no local precisarão estar usando máscaras e terão a temperatura medida na entrada do santuário. Álcool em gel para higienizar as mãos também estará disponível.

A missa, presidida por dom Fernando e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Antônio Mota, terá início às 20h. Um pouco antes, às 19h30, o coral da comunidade dos Arautos do Evangelho fará uma cantata natalina. “Gostaríamos que uma multidão pudesse participar presencialmente, mas usamos de prudência para garantir a saúde de todos, que é dom de Deus e deve ser valorizada sempre, por isso restringimos a quantidade de pessoas na celebração”, explicou o arcebispo.

Para a microempresária Marilene Farias, a transmissão pela internet será uma uma maneira de manter viva a tradição do Natal. "Esse ano eu precisei ficar cuidando da minha mãe pra evitar que ela precisasse sair muito de casa. Então não vou ter como ir, mas quero acompanhar daqui, junto com ela", disse.  Para Marilene, também será uma oportunidade de passar o costume para os filhos. "Nem sempre eles conseguem ir com a gente, mas assistindo pela internet pode ser até melhor, já que todo mundo vai poder assistir daqui de casa mesmo", completou.

A fisioterapeuta Nathalia Santos também deverá acompanhar a Missa de casa. Para ela, a união vivida durante a celebração fará falta. "Apesar da espiritualidade ser a mesma, muda muito. Estando lá você recebe o corpo de cristo pessoalmente, é um momento único. Mas de certa forma é uma maneira de se reinventar. Talvez esse ano minha família toda possa assistir, eu perdi por um lado mas ganhei por outro", avaliou.

O culto de Natal da Assembleia de Deus também precisou passar por algumas modificações. A Igreja reduziu a quantidade de músicos, coristas e a capacidade de público. O objetivo é cumprir o distanciamento social e diminuir o risco de contaminação pela covid-19. Com o tema “Jesus: Príncipe da Paz”, o culto acontecerá na próxima sexta-feira (25), às 19h no Templo Central, na Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife. Um investimento em melhores equipamentos de transmissão foi realizado. A intenção é garantir que os membros da igreja possam acompanhar a celebração de casa, por meio dos canais da Rede Brasil ou do YouTube da igreja

Quem decidir acompanhar o culto de forma presencial precisará seguir as recomendações de segurança que incluem o uso de máscaras, aferição de temperatura, utilização de álcool em gel 70%. Dentro do templo central, o distanciamento deverá ser seguido. A exceção são pessoas que pertencem ao mesmo grupo de convívio familiar.

A celebração será comandada pelo pastor presidente, Ailton José Alves. A liturgia seguirá a mesma ordem dos anos anteriores: oração de abertura, cântico congregacional, mensagem bíblica com o tema: “Jesus, o Príncipe da Paz” e, em seguida, a cantata com a orquestra e coro.

Com 50 anos, a empresária e professora de música, Lucyanna Almeida, conta que, durante os últimos 12 anos, fez parte da cantata natalina da Igreja que acontecia na frente do Quartel do Derby. Mas este ano será diferente. "Não vai ser possível, eu trabalhei na cantata até o fim, me afastei essa semana, está tudo prontinho, vai acontecer, mas precisei me afastar por causa do trabalho. No dia do natal, minha mãe não vai poder ir para a igreja, e vou preferir ficar em casa, com ela, meu esposo e meus filhos", afirmou.


Apesar de saber que não estará no templo, a empresária realizará a celebração em casa. "Já pensei, ‘meu Deus, não vou estar lá’, presente, no culto. Espiritualmente falando, a gente sabe que Deus está dentro da gente. Aquele culto social, com todo mundo junto, eu não vou render a Deus, mas vou na minha casa e sei que Deus vai preencher esse vazio. A gente sempre espera o melhor porque cremos que Deus sempre vai cuidar da gente".

Presbítero na Assembleia de Deus de Pernambuco, Andre Santos costuma frequentar o culto de Natal realizado pela igreja junto com a esposa e filho, esse ano não será diferente. "Eu vou primeiro ao culto de Natal e depois nós visitamos a casa da minha família e depois a casa da família da minha esposa. É bem corrido mas todos os anos sempre vamos ao templo, celebrar e agradecer pelo sentido da data", afirmou.

Para ele, a transmissão do culto deverá ajudar os fiéis que pretendem ficar em casa neste ano. "O culto da Natal vai ocorrer e também vai ser transmitido pela TV, o que facilita para muitos irmãos que vão ficar em casa e cultuar a distância. Tivemos uma redução muito grande na frequência aos templos, além de termos de nos adaptar as novas formas de cumprimentos, os cultos pela TV e internet também eram mais escassos e passaram a ser amplamente assistidos pelos irmãos que estão no grupo de risco, principalmente, o que fez com que nós tivéssemos que aprender a cultuar de maneira diferente também", avaliou. 

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Culto de Natal da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Missa do Galo no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. 24/12/2018 - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Culto de Natal da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
LEO MOTA/ACERVO JC IMAGEM
Missa de Natal com Dom Fernando Saburido, na praça do Derby - LEO MOTA/ACERVO JC IMAGEM
LEO MOTA/ACERVO JC IMAGEM
Missa de Natal com Dom Fernando Saburido, na praça do Derby - LEO MOTA/ACERVO JC IMAGEM
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Culto de Natal da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias