A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que o horário de pico do Metrô do Recife será ampliado em uma hora, tanto pela manhã quanto à tarde na próxima terça-feira (22), dia em que está previsto o início da greve dos rodoviários no Grande Recife.
Em condições normais, os horários de pico são das 5h30 às 8h30, pela manhã, e das 17h às 20h. Com a ampliação, na terça-feira, passam a ser das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h.
É no horário de pico do sistema que há maior número de passageiros transportados e, por isso, maior quantidade de trens em operação. Por nota, a CBTU Recife afirma que a medida visa beneficiar os passageiros proporcionando mais viagens de trens, para facilitar o deslocamento na região metropolitana.
Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus confirmaram, na última quarta-feira (16), a greve da categoria, que será realizada na próxima terça-feira.
Eles reivindicam o fim da dupla função dos motoristas, o pagamento imediato do reajuste retroativo nos salários e ticket, cumprimento da Garantia de Emprego de seis meses, a revogação das concessões/permissões e proibição de participação na próxima licitação das empresas que não cumprirem acordo firmado junto ao TRT da 6ª Região e ticket alimentação de R$ 400, a ser pago independente do número de dias trabalhados e aos trabalhadores em afastamento médico e ou em gozo de benefício do INSS.
O movimento começará à 0h da terça, às vésperas do Natal, e seguirá por tempo indeterminado.