Restaurado, Cruzeiro do Alto da Sé retorna ao Sítio Histórico de Olinda após ser alvo de vandalismo

A peça do século XVIII fica localizada em um dos principais pontos turísticos da cidade
Bruna Oliveira
Publicado em 21/12/2020 às 13:17
Cruzeiro foi devolvido nesse fim de semana Foto: ANDERSON OLINDA/DIVULGAÇÃO


Após ser destruído em um ato de vandalismo no último mês de agosto, o Cruzeiro do Alto da Sé, localizado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, passou por uma restauração e foi entregue de volta à população nesse fim de semana. A peça é do século XVIII.

Financiada por meio de uma parceria, a requalificação foi feita pelo profissional Hamilton Martins a partir de recursos arrecadados por ex-alunos do Colégio Academia Santa Gertrudes, no valor R$ 18 mil. O restante do serviço, R$ 10 mil, e todo o apoio necessário para a intervenção, foi custeado pela Prefeitura do município.

Nesse mês, a gestão de Olinda assinou um termo de compromisso com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ocasião em que o acordo foi estabelecido.

Vandalismo

Localizada em um dos principais pontos turísticos do Sítio Histórico, a peça foi danificada por um homem no último mês de agosto. De acordo com a Secretaria de Cultura e Patrimônio do município, ele teria subido no cruzeiro e, posteriormente, despencado de uma altura de pelo menos cinco metros.

Os blocos de pedra originais foram encontrados pela prefeitura ao lado do monumento, guardados e utilizados na reforma.

TAGS
pernambuco olinda grande recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory