O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu, na noite desta quinta-feira (24), a Missa da Vigília de Natal. Por causa da covid-19, a tradicional celebração, realizada por muitos anos no Quartel do Derby, aconteceu no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, na Soledade, área central do Recife, com limitação de assentos e transmissão ao vivo pela internet.
>> Mundo comemora Natal sob fortes restrições por causa da covid-19
>> Quais são os sonhos dos pernambucanos neste Natal?
>> Em Missa do Galo restrita pela covid-19, Papa Francisco pede ajuda para os pobres
Ao iniciar a missa, concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Antônio Mota, dom Fernando agradeceu aos fiéis e ressaltou que, apesar da pandemia, o Natal é sempre tempo de felicidade para os católicos. "Agradeço a cada um de vocês, irmãs e irmãos, que nos acompanham e rezam conosco também através das redes sociais. Apesar de estarmos em tempo de pandemia, com todas essas limitações, viemos aqui celebrar uma das principais solenidades do ano litúrgico, o Natal de Jesus, a encarnação do verbo divino. É motivo de grande alegria para a igreja, que somos nós, o povo de Deus", disse.
Obedecendo às regras sanitárias em vigor nos últimos meses, o santuário disponibilizou apenas 300 lugares em seus bancos, que representam 30% da capacidade da igreja. O preenchimento das vagas foi feito por ordem de chegada. Além disso, um telão foi instalado na área que fica por trás da igreja, com mais 200 cadeiras plásticas. Na entrada do santuário, houve aferição de temperatura e álcool em gel para higienizar as mãos dos fiéis. Os fieis também tiveram a opção de acompanhar a transmissão ao vivo da missa pelo canal de YouTube da Arquidiocese de Olinda.
O papa Francisco celebrou sua tradicional missa de Natal com duas horas de antecedência, nesta quinta-feira (24), com apenas 200 convidados, rigorosamente separados e usando máscaras, na imensa Basílica de São Pedro. Na homilia, o pontífice disse que as pessoas deveriam se sentir obrigadas a ajudar os necessitados porque o próprio Jesus nasceu pobre.
"Deus veio entre nós em pobreza e necessidade, para nos dizer que ao servir os pobres, mostraremos nosso amor por Ele", disse.
O papa antecipou a celebração, que costuma acontecer a partir das 21h30 (horário local), porque o governo italiano impôs um toque de recolher a partir das 22h. Do lado de fora, a monumental Praça de São Pedro, iluminada com sua grande árvore de Natal, estava completamente deserta.
"O tempo que temos não é para sentirmos pena de nós mesmos, mas para consolarmos as lágrimas dos que sofrem", declarou o papa argentino durante a Missa do Galo, dirigida a mais de 1,3 bilhão de fiéis em todo o mundo.
"Falamos muito, mas muitas vezes somos analfabetos quanto à bondade", acrescentou o papa. "Insaciáveis de possuir, nos lançamos em tantos presépios de vaidade, esquecendo o presépio de Belém", explicou.
* Com informações da AFP